Biguaçu sediou ontem (quarta, 16/08) o Encontro Regional de Jovens Empreendedores Rurais e do Mar do Litoral Catarinense. Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o evento tem por objetivo aproximar o poder público e os jovens do meio rural e marinho catarinense promovendo uma integração e troca de conhecimento.
O encontro que reúne delegações das cidades de Araranguá, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Tubarão faz parte do Curso de Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo, que é desenvolvido pela Epagri. O curso existe desde 2012 e já teve a participação de mais de 1800 jovens.
“Criar e desenvolver uma nova dinâmica de trabalho com o objetivo de contribuir com a formação dos jovens promovendo o empreendedorismo e a cidadania no meio rural e pesqueiro é um grande desafio”, enfatizou o diretor de Extensão Rural da Epagri, Paulo Arruda.
INTERAÇÃO
O prefeito Ramon Wollinger, anfitrião do evento, destacou a necessidade de investimento do poder público na criação de políticas que incentivem e estimulem a permanência dos jovens nas atividades rurais e pesqueiras. “Essa interação e cooperação entre vocês, jovens agricultores e pescadores é muito importante para mantermos as raízes familiares. Com a qualificação técnica que vocês estão adquirindo e com força de vontade vamos fortalecer cada vez mais nossa agricultura e nossa pesca”, afirmou o prefeito.
CARTA ABERTA
Durante a cerimônia de abertura os jovens empreendedores realizaram a leitura da Carta Aberta do encontro que será encaminhada ao Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo João Colombo e ao secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa, apresentando o cenário atual nas atividades e suas expectativas para o futuro.
Participaram do encontro a coordenadora estadual da Ação Jovem Rural, Rose Gerber, o coordenador estadual da Juventude, Teilor Topanotti e os representantes do programa SC Rural, André Poletto e Júlio Cézar Bodanese.
O evento aconteceu no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu, e se estendeu até as 17h de quarta-feira com a apresentação de cases de sucesso e atividades de integração. (Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Biguaçu)


Stay connected