Publicidade

No dia 22 de setembro (sexta-feira), o PSDB de Biguaçu deu posse a mais um dos seus movimentos sociais. Desta vez, o presidente municipal Matheus Hoffmann empossou o Tucanafro, dando vida pela primeira vez a este núcleo na cidade de Biguaçu.

O partido vem no decorrer desse mês realizando eventos em promoção aos debates políticos, agregando novos líderes em sua legenda. Neste último, além da posse, o Tucanafro aproveitou os mais de 60 presentes para debater sobre a temática “Racismo, a luta não é só do negro, é de todos”.

Para engrandecer a reflexão, foi convidado Prof. Dr historiador Marcos Canetta, que discursou sobre os anos de militância no movimento negro, passando a visão de anos de escravidão que culminaram em um país da desigualdade étnico e social. Também comporam a mesa o Presidente Estadual do Tucanafro Ronaldo Laurindo, Jefferson Fonseca chefe de gabinete do deputado Mário Marcondes e Ana Paula Fornari Membro do SOS – Racismo Universidade Estácio de Sá.

 

Secretariado Tucanafro Biguaçu

Presidente – Dagmar Pereira – Pedagoga

1º secretário  – Jamilson Pascoal – JAM BLACK – Empresário e músico

2º secretária – Flávia Jesus – Enfermeira

3º secretária – Josiane de Jesus – Missionária Evangélica

4º secretária – Margarete Judite Antunes – Funcionária pública.

 

 

O que é o movimento

O Secretariado Tucanafro de Biguaçu foi instituído, como instrumento inovador de inclusão dos militantes negros do PSDB no cenário político de Biguaçu. Esse novo fazer política é mais do que apenas compor legenda partidária, é sim, um mecanismo que visa garantir aos negros a efetiva participação no processo político do PSDB.

As políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial, são os únicos mecanismos direto de discussão e implantação de leis que garantem a população afro descendente, a possibilidade de exercer dos seus direitos de cidadãos, na participação e representação dos negros nos espaços de poder.

É função do Tucanato, fiscalizar sobre as políticas públicas desenvolvidas no município, promover ações assegurando que essas mesmas não firam os direitos da população afrodescendente ou tragam qualquer tipo de prejuízo seja ele, seja ele de ordem social, racial, cultural, moral, ou religioso ou emocional.

É preciso entender que as políticas públicas necessitam do apoio político direto, para que possam se tornarem leis e verdadeiramente serem praticadas nos espaços institucionais e na sociedade.

Desta forma o secretariado temático Tucanafro, vai atuar de forma efetiva, nas demandas especificas da população negra, colocando os negros em movimento e mobilizando a sociedade no combate ao racismo institucionalizado, no cumprimento das leis já existentes de responsabilidade do governo, na implantação das determinações federais que ainda não estejam sendo cumpridas no município.

Fomentar principalmente no incentivo a participação dos negros na política e efetiva atuação dos mesmos nos espaços de poder, seja esfera federal, como estadual ou municipal. O foco é quebrar os paradigmas raciais, fazendo uma política inovadora que acabe com desigualdade e a invisibilidade excludente da população negra da sociedade.

(Texto enviado por Gustavo Amorim)

 

Presidente Matheus Hoffmann deu posse ao movimento Tucanafro. (Foto Gustavo Amorim-Dudu na Festa)

 

Prof. Dr historiador Marcos Canetta palestrou sobre A luta contra o Racismo. (Foto Gustavo Amorim-Dudu na Festa)

 

 

PSDB de Biguaçu faz debates políticos sociais. (Foto Gustavo Amorim-Dudu na Festa)

 

 

Secretariado do Tucanafro Biguaçu juntamente com o presidente do PSDB municipal. (Foto Gustavo Amorim-Dudu na Festa)
Publicidade