Agora é oficial. Se você despachar uma encomenda nos correios, na embalagem terá de enviar também a nota fiscal. Se não colocar, o correio simplesmente não irá entregar.

Esta é uma nova determinado dos órgãos de fiscalização tributária. O objetivo é o de sempre: dar um basta à sonegação de impostos.

Se você está enviando um produto para seu parente ou amigo, ou seja, não é compra, mas sim envio de um presente para alguém, o procedimento é o mesmo. Você deverá preencher uma declaração. O formulário é encontrado tanto no site oficial dos correios como também está nas agências postais. Preencha e fixe na parte externa da encomenda.

Por que passou a ser obrigatório isso a partir deste ano de 2018? A resposta é bem simples: o governo precisa sempre de dinheiro e não quer dar mais moleza aos sonegadores de impostos.

Não adianta montar um site vendendo produtos, vendê-los e despachá-los pelos correios sem a nota fiscal. Se fizer uma declaração de pessoa física, isto é, que não é uma empresa, portanto, não precisando pagar ICMS, mas na realidade, é uma empresa, vendeu o produto e quer que os correios entreguem, o cidadão que for flagrado nesta situação poderá ter de pagar multa e está sujeito a processo judicial com pena de prisão.

Mais detalhes no link:

http://www.correios.com.br/para-voce/avisos/apresentacao-de-nota-fiscal-na-postagem-de-encomendas-1