Publicidade

No final da manhã de hoje (sábado, 31/03), bastou uma chuva forte para Biguaçu ficar literalmente debaixo d´água, mesmo em regiões que tecnicamente não deveriam encher tanto por causas das obras da macrodrenagem. O motivo é a falta de limpeza nos bueiros, algo que o prefeito Ramon Wollinger (PSD) tem pecado, isto é, o que adiantam as obras da macrodrenagem se a prefeitura não faz limpeza preventiva de bueiros?

O Jardim São Nicolau, situado no bairro Universitário, vizinho ao centro de Biguaçu, foi um dos mais atingidos. As obras de macrodrenagem tinham como objetivo diminuir as cheias nesse bairro, mas, pelo jeito, foi tudo em vão.

 

RUA ROSA

Rua Rosa, uma das principais do bairro Prado de Baixo, voltou a ficar debaixo d´água. O ex-prefeito Castelo (2009-2014) havia construído uma tubulação para o escoamento das águas na rua Rosa. Por sinal, durante alguns anos, não houve mais enchentes na região.

No entanto, as enchentes voltaram. Motivo: a prefeitura nunca mandou limpar o bueiro em questão. Entupidos, eles não dão mais vazão às águas.

 

INCOMPETÊNCIA

Ao lado do campo do time do Vendaval, no bairro do mesmo nome, foi construído um prédio. Antes a água tinha por onde escoar, mas agora o local foi aterrado para dar base ao prédio. Não tendo por onde escoar, a água fica represada e acabou derrubando o alambrado do campo do time de futebol em questão hoje (sábado, 31/03).

A questão é muito simples: o(s) engenheiro(s) ou funcionário(s) que libera(ram) a obra não avalia(ram) esse problema? Se alguma casa vizinha que não enchia ou a água não alcançava o nível do piso, agora sofre com inundação, a culpa não é desse prédio e o(s) dono(s) não teria(m) direito de pedir indenização por danos contra a prefeitura por esta ter autorizado a obra mesmo sabendo que iria provocar impacto na vizinhança?

Aliás, perguntar não ofende: não existe o relatório de Impacto de Vizinhança? Foi exigida da construtora que fez o edifício tal laudo como pré-requisito para a liberação? Quem assinou autorizando a obra alegando que o prédio não provocaria danos para a vizinhança não estaria automaticamente responsabilizado pelos prejuízos dos moradores da região?

Esta é uma questão a ser discutida. Se a prefeitura acha que deve autorizar a construção de prédios à vontade, tudo bem, mas, se os mesmos sabidamente provocarem prejuízos para a vizinhança, pelo menos as indenizações deveriam ser automáticas. Quem libera tem de ter responsabilidades. Quem vai pagar pelos prejuízos?

 

JARDIM SÃO MIGUEL

Novamente o Jardim São Miguel virou um “rio” nas chuvas de hoje. Já é a terceira vez que o bairro fica debaixo d´água neste primeiro trimestre de 2018.

O principal canal da macrodrenagem corta o bairro Rio Caveiras, onde fica o Jardim São Miguel. Esse canal era para livrar o Jardim São Miguel das enchentes, mas o que se tem visto é as enchentes ficarem piores do que antes, isto é, a macrodrenagem não só está servindo como também está piorando o que era pior.

Em fevereiro último, a prefeitura mandou limpar o canal da macrodrenagem e o resultado foi grande quantidade de entulhos no canal. Sem comentários!!!

 

CRÍTICAS

A enchente mostra que o prefeito Ramon Wollinger, seu secretário de Planejamento e o superintendente de Engenharia estão empurrando com a barriga o antigo e velho problema da falta de escoamento na região do viaduto de acesso ao Jardim São Nicolau.

Trata-se de uma área de domínio da Auto Pista Litoral Sul. Portanto, a prefeitura tinha como obrigado exigir, pressionar, bater o martelo em cima para obrigar a Auto Pista a dar uma solução para o escoamento que nunca dá vazão às águas na região do Jardim São Nicolau. Por que ainda não foi providenciado um pré-estudo de levantamento feito por engenheiros da Seplan? Onde está? Por que ainda não foi apresentado?

Pelo jeito, o secretário de Planejamento está mais preocupado em captar dinheiro para viabilizar a gincana do aniversário do município do que estar preocupado em resolver de uma vez por todas a problema da falta de escoamento em vários pontos da cidade de Biguaçu.

FOTOS

Jardim São Miguel ficou novamente debaixo d´água. Problema do escoamento que não se resolve nunca. (Foto Divulgação)
Campo do Vendaval: além da enchente em si, o clube teve prejuízo com o alambrado destruído na chuva de sábado, 31/03. (Foto Divulgação)
Cheia no Bom Viver. (Foto Divulgação)

Rua Rosa, Prado de Baixo: novamente debaixo d´água. (Foto Divulgação)
Viaduto do Prado debaixo d´água. (Foto Divulgação)
Canalização feita pelo ex-prefeito Castelo não está mais funcionando por causa do entupimento dos canos que o atual prefeito Ramon pelo jeito não limpa. (Foto Divulgação)

VÍDEOS

 

 

 

 

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.

bit.ly/WhatsJBFoco

Publicidade