Publicidade

Em 2007 li o livro “Ilha de Santa Catarina- Relatos de Navegantes dos Séculos XVIII e XIX”.

Trata-se de uma coletânea de relatos de navegantes que estiveram na Ilha de Santa Catarina (hoje Florianópolis) entre os séculos 18 e 19.

Entre o final de 1803 ao início de 1804, uma expedição russa aportou na Ilha de Santa Catarina para reparos. Inclusive a madeira usada para fazer os tais reparos foi cortada nas florestas de São Miguel, Biguaçu.

Naquela expedição, encontrava-se barão Georg Heinrich von Langsdorff (1774-1852), um naturalista e etnógrafo alemão que entrou para a história do Brasil ao participar de uma longa e penosa expedição pelo interior do país coletando plantas, insetos, animais, objetos diversos, enfim um enorme acervo das riquezas da natureza exuberante do país.

Quando esteve na Ilha de Santa Catarina, Von Langsdorff registrou uma música chamada “Modinha”, que era o “Hit Parade” daquela virada de 1803 para 1804. Em seu diário, ele registrou a partitura e a letra da canção em questão e o documento acabou sendo reproduzido no livro “Ilha de Santa Catarina” editado em 1979 por iniciativa da Alesc (Assembleia Legislativa de SC).

Fiquei curioso. Como era essa música? Então, no dia 5 de setembro de 2017, há 11 anos, fui à então Escola de Música de Biguaçu, que funcionava na rua João Born, próximo ao Colégio Maria da Glória Viríssimo de Faria, no centro da cidade.

Levei um xerox da partitura e pedi para que os músicos daquela escola executassem a música. Prontamente eles atenderam meu pedido e aproveitei para gravar um vídeo. Pena que a escola não tinha gente na ocasião para cantar essa música para saber como soava, pois a letra também constava na partitura. Quem sabe alguém ligado à música possa fazer uma nova gravação para cantar “Modinha” (título da obra) a partir dessa partitura.

Se ninguém provar o contrário, talvez esta é a música catarinense mais antiga já registrada. Trata-se de um documento, isto é, o que os catarinenses de 1804 escutavam naquela época.

E o jornalista Ozias Alves Jr fez sua parte: levar ao público mais uma curiosidade da história.

CONFIRA A MÚSICA DE 1804:

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.

bit.ly/WhatsJBFoco

Publicidade