Publicidade

Na manhã de hoje (sábado, 07/04), a Escola Municipal Donato Alípio de Campos promoveu uma festa em homenagem aos 38 anos de fundação do estabelecimento de ensino sediado no bairro Prado, em Biguaçu.

A escola fundada de 1980 homenageia um antigo professor de Biguaçu nascido em 1864 e falecido em 1952. Donato atuou como tabelião interino da comarca de Biguaçu (conforme noticiava o jornal Arauto, o primeiro a circular no município, em 1921) e, em 1941, foi o primeiro presidente do Centro Espírita “Fé, Esperança e Caridade”, inaugurado em 27 de março de 1941, no centro de Biguaçu.

A comunidade prestigiou o aniversário da escola, ocasião em que foi realizado um brechó de roupas e bijouterias, cuja arrecadação será revertida para a compra de livros infanto-juvenis para a biblioteca da escola.

A diretora do estabelecimento que atende estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, Filomena Padoan, popular “Filó”, observa que a ideia é ampliar o acervo da biblioteca da escola com novidades da literatura infanto-juvenil.

Ela lembra que a biblioteca da escola está aberta à comunidade todas as terças-feiras, ou seja, a biblioteca não atende apenas os estudantes, mas os moradores do bairro Prado como também de outras regiões do município de Biguaçu.

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.

bit.ly/WhatsJBFoco

JORNAIS E REVISTAS

O leitor tem a assinatura de algum jornal ou revista e, depois que lê, geralmente descarta? Por que não doar esses jornais e revistas para a biblioteca da escola Donato?

Atenção: a escola não arrecada jornais e revistas velhos, de meses e anos atrás. A ideia é diferente: se a pessoa tiver, por exemplo, a assinatura da revista Veja e já leu seu exemplar, por que não doar para a biblioteca da escola Donato para que outras pessoas possam acompanhar o impresso ainda durante a mesma semana da edição?

Segundo Filó, com o apoio da comunidade, a biblioteca da escola Donato, que um dia terá o maior e melhor acervo de livros infanto-juvenis e que atende a comunidade, terá também um acervo de jornais e revistas para atender a todos.

 

CRESCIMENTO

A biblioteca comunitária foi criada em 2017. Neste início de 2018, a escola Donato recebeu o AEE (Atendimento Educacional Especializado), uma sala com uma equipe de professoras que produzem materiais para crianças com necessidades especiais.

Entre os serviços prestados, está o de uma transcritora em Braille. Esta produz os livros didáticos para que estudantes cegos do município possam acompanhar as aulas normalmente.

No AEE, há também outras profissionais que orientam e fornecem materiais didáticos especiais para os estudantes especiais.

A Escola Donato também é sede de dois outros importantes programas educacionais que atendem a comunidade: o EJA e o CEJA, que são os programas de educação de jovens e adultos do município e o do estado respectivamente.

Durante a manhã e à tarde, a escola atende o ensino fundamental. À noite, é a vez do ensino de jovens e adultos.

 

PROJETOS

Para o ano de 2018, a diretora Filomena informa que a meta deste ano é reestrutura algumas salas de aula da escola e investimentos permanentes no ensino.

VÍDEO

 

FOTOS

 

Diretora da Escola, Filomena Padoan, popular “Filó”. (Foto JBFoco)
Professores e funcionários da escola. (Foto JBFoco)
Cantando o parabéns à escola que completou 38 anos de funcionamento. (Foto JBFoco)
Brechó da escola cuja arrecadação irá para a compra de livros infanto juvenis para a biblioteca do estabelecimento. (Foto JBFoco)
Sala da exposição de maquetes de castelos medievais feitas pelos alunos. Na foto, a linha Hadassa, uma menina maravilhosa que merece uma SURRA…. DE BEIJOS!!! (Foto JBFoco)

 

 

Publicidade