O jardim é responsável por entregar vida e alegria ao visual da casa. No entanto, se ele não estiver bem cuidado, com árvores e arbustos mal podados, grama alta, cercas e caminhos deteriorados, o efeito será contrário ao desejado. Para deixar a decoração do jardim em dia, confira algumas dicas de paisagismo.

Saber como escolher plantas e decoração para jardim pode ser um grande desafio, principalmente para aqueles que são leigos no assunto ou não sabem como fazer paisagismo e jardinagem, seja pela falta de conhecimento teórico, seja pela falta de experiência prática na área, o que pode levar a acreditar que o processo é custoso e cansativo, em parte devido aos mitos que se proliferam sobre esse tipo de decoração, mas a verdade é que escolher as plantas e a  decoração de seu jardim ou elaborar o projeto de decoração e paisagismo de uma área em sua casa não precisa ser uma dificuldade, desde que você siga algumas dicas básicas e simples.

 

Foto ThinkStok

 

     DICA 1- ESCOLHA MATERIAIS CERTOS PARA CADA LOCAL E USO: 

Para escolher a decoração a ser utilizada em seu jardim, é importante que você leve em consideração os materiais a serem utilizados, as condições naturais a que serão expostos e, também, quais serão os tipos de uso a ser feitos ao longo do tempo. É importante evitar peças que possam causar desgaste ou risco aos utilizadores, em especial crianças ou idosos, além de objetos que possam quebrar ao longo do tempo.

DICA 2: COMO FAZER CANTEIROS E ESCOLHER VASOS?

 

Fotos ThinkStok (02)

Ao invés de plantar os arbustos e flores em locais espalhados pelo jardim, concentre-os em uma área e faça um canteiro, delimitado por pedras, cascalhos, ou paralelepípedos. Não há uma regra na hora de escolher as pedras decorativas, mas os pedriscos brancos e seixos são duas opções bastante utilizadas nos projetos de paisagismo.

Em jardins menos espaçosos, ou em casas que não tenham solo fértil para o cultivo de plantas, a dica é investir em vasos decorativos. Os modelos de cerâmica, cerâmica esmaltada e barro são ótimos para ambientes externos, e conferem um visual rústico e natural. Para jardins cobertos, os cachepôs de ferro e madeira criam uma produção moderna e romântica.

 

Foto ThinkStok    (03)

DICA 3: ILUMINAÇÃO

Durante a noite, a iluminação pode fazer toda a diferença na decoração do seu jardim. Em lojas de materiais para construção, é possível encontrar modelos de luminárias para jardins, que são mais resistentes às chuvas e ao sol. Fique livre, vale apostar em estilos mais rústicos, artesanais, ou materiais mais sofisticados, isto vai depender do tipo de atmosfera desse ambiente, a dica é sempre prezar pela resistência, já que elas sofrerão desgastes maiores por estarem em ambiente externo.

As luminárias de Jardim podem ter toda sofisticação e se tornarem um ponto alto no seu paisagismo. (Foto)

Ou podem ser simples balizadores que quando acesos dão a segurança necessária e um show a parte, isto vai depender de como forem posicionadas. (Foto)

DICA 4: FONTES

Foto SecretGarden

As fontes de água são capazes de trazer serenidade e paz ao ambiente, esteja ele dentro, ou fora da casa. As técnicas de decoração orientais indicam o uso da água para atrair bons fluídos e prosperidade. Quem tem um jardim grande pode lançar mão de modelos no estilo cascata, ou chafariz, feitos de pedra, ou cimento. Para ambientes menores, ou internos, como os jardins de inverno, as fontes verticais de madeira são um sucesso.

Foto Westwing

 

É certo que, em tempos de crises hídricas e de epidemias geradas por larvas de mosquitos, todo o cuidado com a utilização de sua fonte é necessário. Para isto, existem soluções eficientes, que evitam o alto consumo de água por parte das fontes e também a contaminação dos reservatórios. Para beneficiar um consumo consciente de água na sua fonte, é fundamental que você escolha uma bomba d’água de boa qualidade, que mantenha a água do recipiente sempre em movimento constante, fazendo com que não sejam necessárias reposições. Este cuidado é fundamental também para o reservatório, que deverá ter tamanho suficiente para que a água não escoe por suas bordas. Quanto ao cuidado com a dengue, existem larvicidas muito eficazes que poderão ser adicionados à sua fonte, evitando assim qualquer proliferação de ovos do Aedes aegypti. Mas, com alguns cuidados, um bom espaço para a instalação da fonte e poucos materiais, você já poderá fazer uma fonte de água em qualquer tamanho.

DICA 5- COMO MANTER AS PLANTAS SAUDÁVEIS/ADUBAÇÃO

Foto  ImGrower

Você pode utilizar alimentos, compostos orgânicos como pó de café e mesmo restos de papeis picados para elaborar um composto orgânico para adubo, que poderá ser usado de maneira eficiente para a fertilização de seu jardim, o tornando mais saudável e mais forte. Também é interessante reutilizar as sementes e mudas das plantas de seu próprio jardim para fazer o replantio, o que permitirá que seu jardim esteja sempre bonito sem que você precise gastar muito dinheiro na compra de novas mudas ou sementes.

Foto CulturaMix

DICA 6: JARDINS VERTICAIS

Foto MCA Studio

Como já percebemos, o mundo no quesito habitacional está verticalizando. Diminui cada vez mais o número de pessoas que ainda consegue se manter em casas. Seja por motivo de segurança, custos, localização. Vários são os fatores. E com esta mudança na forma de morar, houve a mudança também na forma de cultivar os jardins, assim surgiram os JARDINS E HORTAS VERTICAIS. Muito em alta, e uma forma maravilhosa de transformar ambientes externos e internos.

Foto Célia Weiss

Pode ser uma parede inteira coberta com vários tipos de plantas.

Foto Lufe Gomes

Esta ideia de um jardim suspenso com plantas dispostas em painéis de fibra de coco ficou muito criativa e fácil de executar.

Foto ABude

Esta imagem sintetiza bem, 10 metros quadrados de varanda bem aproveitados, e com um jardim/horta vertical que ficou um charme.

Amei mais uma vez poder dividir um pouquinho do que sei com vocês, espero que aproveitem bem.

Um Grande Beijo! E nunca esqueçam, quando o quesito é decoração, se permitam, afinal, A CASA É SUA!

 

Idriane Martins

Designer de Interiores

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.
bit.ly/WhatsJBFoco