Publicidade

Neste mês de setembro, o canal principal do loteamento Palmas do Arvoredo, situada no balneário do mesmo nome, em Governador Celso Ramos, foi limpo e desassoreado numa parceria entre moradores locais e a secretaria de obras da prefeitura daquele município.

A direção da AMOPA (Associação de Moradores e Proprietários do loteamento Palmas do Arvoredo) agradece o prefeito local, Juliano Duarte Campos (PSD), por ter atendido ao pedido de limpeza do local.

Vale lembrar que os alagamentos que acontecem na região quando há chuvas muito fortes deve-se ao acúmulo de entulhos. A AMOPA salienta que essa obra preventiva tem de ser feita três ou quatro vezes ao ano porque a chuva e o vento sempre estão levando entulhos para essa canal. Mantendo uma manutenção constante, o risco de assoreamento e de enchentes por causa disso estará bem menor do que deixar no famoso “deixar como está para ver como é que fica”.

BIGUAÇU

O exemplo deveria ser seguido por Biguaçu. A prefeitura realizou limpeza nos canais da macrodrenagem no início deste ano de 2018.

Nada contra. Pelo contrário. A obra era importante, necessária e urgente. O problema foi que a tal limpeza começou depois que houve enchentes e, quando se foi verificar, os canais da macrodrenagem estavam abarrotados de entulhos.

A conclusão é simples: não basta fazer a macrodrenagem. É preciso manter limpeza constante, pelo menos duas vezes por ano- uma no inverno e outra no verão. É o mínimo do mínimo até porque ninguém tem botão para controlar a chuva e o vento, sem falar que na rede de escoamento pluvial, infelizmente acumula-se todo tipo de lixo.

Em Governador Celso Ramos, tem havido uma conscientização de que uma limpeza a cada dois ou três anos de nada adianta. É preciso limpeza periódica, no mínimo a cada três meses.

Que essa consciência também venha a Biguaçu.

 

Obra foi realizada numa parceria entre associação de moradores e prefeitura de Gov. Celso Ramos. (Foto Divulgação)

 

Limpeza na vala central do loteamento Palmas do Arvoredo. (Foto Divulgação)

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.
bit.ly/WhatsJBFoco

Publicidade