Publicidade

Em matéria publicada no Jornal Biguaçu em Foco, chamou atenção aos leitores à informação de que a Biblioteca Pública do Município de Biguaçu/SC, que já conta com 74 anos de existência, possuir um acervo de apenas 12 mil obras, enquanto que a cerca de uma década atrás contava com cerca de 25 mil obras.

A notícia de que grande parte do acervo não estaria mais disponível para consulta da comunidade, acarretou no município uma grande preocupação, especialmente entre os pais, professores, intelectuais, escritores, bem como nos demais amantes do conhecimento.

Diante de tais informações, que ainda esperamos serem preliminares, pois não se teria obtido formalmente um posicionamento oficial e definitivo por parte do Poder Público, quanto a destinação de grande parte do acervo obtido durante os 74 anos de existência da biblioteca, a sensação no meio literário é de preocupação quanto ao destino de tais documentos/livros que compõem o acervo do município, com grande valor para educação do município, especialmente para a formação dos nossos jovens estudantes, pesquisadores, bem como dos demais munícipes.

Valorizar a educação nas cidades, passa pela construção de amplas e equipadas bibliotecas, com diversidade de obras e documentos, sendo o local de acesso público ao conhecimento, devendo a administração de cada município criar mecanismos eficazes que incentivem o interesse dos jovens por frequentarem o local.

A qualidade da estrutura de uma biblioteca pública demonstra em qualquer município brasileiro a importância da educação para o gestor público, pois investir em educação é investir na boa formação dos munícipes, possibilitando acesso a informação, dados históricos, possibilitar o lazer pela leitura, momentos de tranquilidade e melhora no sendo crítico da sua população.

Em decorrência da falta de interesse de grande parte da população, muitos municípios não investem em bibliotecas públicas, preferindo os seus gestores investir em obras com “maior visibilidade”, tais como asfaltamento de ruas, construção de pontes, viadutos e demais obras que possibilitem uma bela inauguração no final da obra, com uma grande placa alusiva ao ato, constando em letras robustas o nome do seu idealizador/gestor público, ficando assim eternizado o nome do político na sua comunidade.

Muitos gestores públicos não pensam em ficarem eternizados como os gestores da educação, promovendo uma verdadeira revolução educacional no município, ficando os seus mandatos marcados pelo acesso irrestrito ao conhecimento, com a construção de boas escolas, bibliotecas, laboratórios, dentre outros instrumentos que possibilitam a educação de qualidade dos munícipes, melhor capacitando para o trabalho e acesso ao ensino superior, possibilitando melhores condições de vida, melhores empregos e consequentemente melhores salários.

A população já um pouco mais consciente da importância da educação, deve a cada pleito eleitoral votar em candidatos com discursos ligados na educação, saúde e segurança pública, pois são as três principais vertentes que a população de imediato pleiteia, estando muito carente Brasil a fora.

Os Políticos com propostas e compromissos relacionados a educação demonstram já durante a campanha a preocupação com a população, pois sabem que só a educação desenvolve um município de forma célere e consistente. Só a educação possibilita um universo amplo para as nossas crianças. A educação possibilita a mudança social que o Brasil precisa, sendo assim as bibliotecas públicas têm um papel fundamental no referido processo de melhoria social.

Algumas ações são de grande valor no incentivo à leitura, bem como a educação como um todo, uma ação bem sucedida diz respeito a iniciativa da Academia de Letras de Biguaçu, que criou a Academia de Letras Mirim, incentivando os alunos das escolas do município para o acesso ao conhecimento e produção literária, auxiliando assim os pais e educadores na arte de bem formar as crianças, além de descobrir jovens estudantes com ótimo potencial literário, o que possibilitará a formação de futuros bons escritores no município.

Por fim, vale reforçar ainda mais a importância do fundamental empenho dos pais e professores no incentivo a leitura das nossas crianças, possibilitando que os seus filhos e alunos frequentem as bibliotecas públicas, criando um universo de harmonia com os livros, pois em um futuro próximo será muito útil para a formação dos mesmos, viabilizando a formação de uma sociedade mais Justa e Perfeita para todos.

 

(*) FERNANDO HENRIQUE DA SILVEIRA

Advogado / Funcionário Público / Professor / Membro da Academia de Letras de Biguaçu

E-mail: fernandohsilveira@hotmail.com.

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK!

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.

Publicidade