Publicidade

Por que estamos fazendo essa pergunta? Antes de respondê-la, imaginemos a seguinte situação: se a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tivesse uma cota só para “brancos” e o Neguinho da Beija Flor fizesse inscrição no vestibular justamente para essa cota declarando-se “branco”?

Aí o Neguinho, cujo nome oficial é Luiz Antônio Feliciano Marcondes, acabaria sendo processado por estar “fraudando” o sistema de cotas.

Mas Neguinho, que visualmente é um afro-descendente, teria um “trunfo” para se defender nessa hipotética situação: apresentando um exame de DNA em que atesta ter ele 67,1% de gentes europeus e apenas 31,5% africanos.

Ou seja, Neguinho da Beija Flor é mais europeu do que africano e, cientificamente, não haveria argumento para afirmar que “burlou” a cota.

Parece uma situação surreal e meio “louca”, mas trocando os papéis, é o que vem ocorrendo atualmente no vestibular da UFSC.

O Ministério Público Federal (MPF) acaba de abrir investigação para verificar se universitários que se declararam “negros” ou “pardos” nos vestibulares da UFSC de 2014 a 2017 são realmente “afrodescendentes”. O MPF acredita que houve “fraudes”, isto é, cidadãos “brancos” declararam-se “afrodescendentes” fraudando a concorrência no vestibular.

Certamente em alguns casos, para não ser condenado em processo de “falsidade ideológica”, alguns desses candidatos terão de apegar-se a algum exame de DNA estilo Neguinho da Beija Flor, pois, do contrário, estarão em maus lenções.

Estudantes afro da UFSC foram os autores da denúncia, pois perceberam que alguns dos “cotistas” que ingressaram na faculdade declarando-se “negros” ou “pardos”, estão longe de ser afrodescendentes, se bem que as aparências podem enganar. Enfim! O Neguinho da Beija Flor é a mais famosa prova de que definir pela aparência não é o caminho mais seguro.

 

Ozias Alves Jr

Editor

 

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link desse grupo e receba Gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu e ainda concorre a uma bicicleta que será sorteada 5-3-2019. Nesse grupo não haverá interação, somente recebimento de reportagens do Jornal Biguaçu em Foco

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK! https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.

Publicidade