Publicidade

Foi de “bobeira” que me apareceu um vídeo na grade do You Tube e comecei a assistir sem ter planejado antes. O título do documentário é “Conheça a verdadeira história de Ronda Rousey- O Fenômeno”.

Quem é ela? Trata-se da famosa campeã de MMA feminino, um “fenômeno” que derrubou 12 adversárias (muitas vezes em questão de segundos) ao longo de seu “reinado” nas competições de lutas marciais.

Nascida em 1988 nos EUA, Ronda, hoje com 31 anos de idade, era uma menina comum que, aos oito anos, começou a treinar judô, o esporte de sua mãe, Ann Maria DeMars, atleta que chegou a ser campeã desse esporte, mas acabou “aposentando-se” aos 17 anos de idade após romper o ligamento da perna.

O objetivo aqui não é contar a história de Ronda, atleta que reuniu extraordinária força de vontade, uma sucessão de vitórias meteóricas nas artes marciais e uma beleza notável (em resumo, Ronda é muito “gata”, como se diz na gíria).

Algumas passagens do documentário chamaram a atenção. Uma delas foi quando a mãe dela disse-lhe: “Se quiser competir com gente que treina sete dias por semana, você também precisa treinar assim. Se quiser competir com gente que treina duas vezes por dia, você também precisa fazer isso.”

Ronda entendeu o recado. Isso inclusive explica que ela começava os vários treinos a partir da madrugada e chegou até mesmo a, em determinado momento, parar de estudar para dedicar-se de corpo e alma ao esporte.

Era o preço a pagar entre inúmeros outros. A própria lutadora enumerou-os: “Eu nunca fui a festas no ensino médio. Eu não podia ter namorado. Só podia treinar. Eu achava a minha mãe a pior pessoa do mundo”.

Então a mãe dela, Ann Maria, esclareceu a razão por trás dessas proibições: “Eu queria mostrar às minhas filhas que o mundo é cheio de gente que não viveu o seu potencial porque teve medo”. Em seguida, completou: “Não sou daqueles pais otários que sustentam filhos vagabundos que vivem falando que vão chegar às Olimpíadas um dia enquanto vão a festas e ficam jogando videogame”.

Essa senhora disse tudo. Quanta gente com certo, quando não muito, potencial, mas que não se desenvolve porque, ao invés do que Ronda fez, que é treinar duro, perde-se em futilidades?

Se analisar bem, raras são as pessoas que não têm grandes sonhos. Mas tais sonhos não são seguidos de trabalho árduo. Infelizmente é o inevitável preço a pagar se quiser o sucesso.

Lembro-me particularmente de uma reportagem que escrevi há muitos anos. Perguntei a um estudante de 2º grau de Biguaçu qual a faculdade ele gostaria de fazer. Respondeu-me que era “engenharia”, o seu “grande” sonho.

Perguntei-lhe quantas horas por dia ele costumava estudar matemática e o garoto pensou que eu o estava debochando: “tá maluco, mano. Eu não estudo não”.

Então disse-lhe: “Se você não dedicar uma ou duas horas por dia, além da escola, a estudar matemática por conta própria, não vai conseguir passar no vestibular e um dia virar engenheiro. Se você não fizer isso, seu sonho não vai passar de sonho. Entendeu?”

E voltando ao caso de Ronda, um outro detalhe chamou a atenção: a “sede” que ela tinha de chegar ao título do MMA. E esse sede a levou a atravessar o deserto rumo ao oásis do sucesso.

O sucesso está muito ligado à “sede”. É a vontade de chegar lá que faz a “cola” que une o sonho com o trabalho árduo inevitável. Sem essa “sede”, essa “cola” não faz liga e, assim, muita gente não desenvolve seu potencial e a chance de fazer sua grande história.

 

Ozias Alves Jr

E-mail: ozias@jbfoco.com.br

 

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link desse grupo e receba Gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu e ainda concorre a uma bicicleta que será sorteada 5-3-2019. Nesse grupo não haverá interação, somente recebimento de reportagens do Jornal Biguaçu em Foco

 

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK! https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.

 

Publicidade