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Qual a origem dos nomes “Cacupé”, “Pirajubaé”, “Itacorubi” e “Moçambique”, bairros e praia respectivamente da atual Florianópolis?

Desconheço a tradução dos nomes desses lugares da ilha de Santa Catarina em livros históricos de autores catarinenses. Não sei se alguém já apresentou alguma tradução a respeito desses nomes. A tradução que apresento neste breve artigo, que pode ser diferente a de outros autores, vem de uma fonte fidedigna: os índios guarani mbyá, da aldeia de São Miguel, em Biguaçu.

Esses índios se dizem descendentes dos “carijós”, os antigos habitantes da ilha de Santa Catarina. Os “carijós” foram quase totalmente exterminados por doenças e escravidão pelos “bandeirantes”, nos séculos XVI e XVII.

Vale lembrar que o nome “carijó” era dado aos guaranis que viviam no litoral catarinense pelos bandeirantes, os temíveis caçadores de índios vindos de São Paulo. “Carijó” (cari-ió) deriva de “cari”, que significa “branco”, em alusão à pele mais esbranquiçada dos nativos catarinenses. Os índios chamavam a si mesmos de “avá” ou “abá”, cuja tradução é “gente”. Já os “bandeirantes” eram conhecidos pelos nativos por “tapuya” (bárbaros).

Conforme os guarani de Biguaçu, seus antepassados que habitavam a ilha de Santa Catarina pertenciam a dois grupos distintos chamados “Chiripá” (escuros) e “Phaim” (claros). Originários do atual Paraguai, migraram rumo ao litoral catarinense séculos antes da chegada dos europeus. Em função dos casamentos interétnicos entre os dois grupos falantes de dialetos guaranis mutualmente compreensíveis, surgiu o povo indígena nativo da ilha que os colonizadores brancos encontraram nos séculos XVI e XVII.

Segundo os guarani mbyá de Biguaçu, “Cacupé” era uma grande aldeia onde residiam caciques, curandeiros, conselheiros, músicos e caçadores. Vem de “Tekuá guassú Há Há Kupé”, que significa “Terra Grande do Pé de Erva Mate”. Já “Pirajubaé”, outra aldeia, vem de “Pirá’Jumboaié” (Outro tipo de peixe amarelo). Reporta-se à abundância no local de um tipo de peixe amarelo que os antigos índios carijós conheciam por “Pirá’Jumboaié”.

“Itacorubi” é a pronuncia aportuguesada de “Itakuru-í”, uma espécie de passarinho. O pássaro é o “itakurú”. O “í” significa “pequeno” no idioma guarani. Portanto, “itakuru-í” significa “itakuru pequeno”, um passarinho, segundo os guarani mbyá, existente em abudância próximo à antiga aldeia que passou a ser conhecida por esse nome.

Já a praia de “Mossambique” não tem nada a ver, segundo os índios, com o país “Mossambique”, da costa oriental da África. O nome vem de “Mossamby”, que significa “cemitério”. Segundo os guarani de Biguaçu, “Mossamby” era uma pequena ilhota próxima à costa da ilha de Santa Catarina onde os índios executavam seus deliquentes. Sim, os carijós aplicavam a pena de morte, contam os guarani de Biguaçu. Consistia-se no enforcamento. Penduravam o condenado numa árvore na ilhota do “Mossamby”.

Onde está hoje essa ilhota? Segundo os índios de Biguaçu, a ilhota de Mossamby, que ficava quase encostada à ilha de Santa Catarina, já não existe mais. O pequeno estreito que a separava da ilha de Santa Catarina está hoje ligado por aterro surgido pela erosão, provavelmente pelo desmatamento da costa durante os últimos séculos. Acreditam os índios que a ilha fica perto da atual praia de Mossambique. Daí à alusão ao nome pelo qual o lugar passou a ser conhecido.

A ilha de Mossamby era tida como maldita por causa da proliferação de espíritos ruins, certamente almas penadas dos executados. O interessante é que hoje a praia de Mossambique volta e meia é percorrida à noite por pessoas que querem ver discos voadores. Não seriam “espíritos voadores”?

Os índios guarani mbyá têm grandes histórias.

 

Ozias Alves Jr

E-mail: ozias@jbfoco.com.br

 

Índios da aldeia guarani de Biguaçu. (Foto Acervo Caio de Cápua)

 

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