O Jardim São Nicolau, se não estivermos enganados, é o loteamento mais antigo de Biguaçu. Foi aberto nos anos 1960 e o loteador foi, se também não estivermos enganados, o falecido Acácio Reitz.

Por que “loteamento”? É claro que antes houve casos de donos de áreas de terra que dividiram suas propriedades para vender os lotes, mas parece que o Jardim São Nicolau foi o primeiro do gênero em caráter oficial, com o devido registro no cartório de imóveis.

Em todo caso, é algo a ser pesquisado.

Mas por que estamos falando do Jardim São Nicolau, o loteamento entre a Univali “nova” e a região do BAC (Biguaçu Atlético Clube), no bairro Universitário?

É que um buraco que surgiu na rua Prefeito Cantídio Veríssimo, uma das duas do loteamento em questão, “desnuda” um problema generalizado em Biguaçu.

A erosão abriu um buraco. Até aí, nada demais a não ser que a secretaria municipal de obras tem de mandar urgentemente uma equipe para fazer o devido reparo.

O que chama a atenção é que o buraco, em frente da Verdureira São Nicolau, está repleta de lixo. Os entulhos vieram da própria rede pluvial. Infelizmente o lixo “penetra” pela rede.

O JBFoco já deu a seguinte sugestão: a prefeitura de Biguaçu tem de investir num programa de limpeza periódica de bueiros, bocas de lobo e canalizações de rede pluvial.

Não tem como escapar disso.

É verdade que Biguaçu é suscetível a enchentes, mas em certas ruas, devido ao entupimento da rede pluvial por areia, folhas e, inclusive, lixo puro e simples, não pode haver a mínima chuva para o local ficar completamente alagado.

Por isso, faz-se necessária alguma limpeza periódica de valas pelo simples motivo que há sempre acúmulo de entulhos. Uns são por causa da natureza. Afinal de contas, o vento carrega poeira e folhas para os canos. Por outro lado, infelizmente há pessoas que jogam lixo na rua e este acaba indo para os canos.

Muitas vezes esse lixo nem é jogado de propósito nas ruas. Explicamos. Ontem (quarta, 08/05), publicamos uma nota a respeito de panfletos (http://jbfoco.com.br/2019/05/problema/). Grandes supermercados têm literalmente “entupido” a cidade de panfletos semanais de ofertas especiais.

Nada contra. É o direito de divulgar os produtos e as ofertas. O problema é que nem todas as casas de Biguaçu possuem caixas de correio e os entregadores acabaram improvisando colocando esses panfletos por entre grades ou simplesmente jogados no chão pura e simplesmente.

O vento ou a vassoura encarregam-se de levar esses panfletos para a boca de lobo mais próxima e os panfletos acabam tornando-se um problema a mais no entupimento da rede pluvial.

E a coisa agrava-se porque a prefeitura de Biguaçu não tem um programa de limpeza periódica de canos.

E o problema se instala completamente na cidade.

 

Ozias Alves Jr

E-mail: ozias@jbfoco.com.br

Lixo encontrado dentro do buraco que se abriu na rua Cantídio Viríssimo, no Jardim São Nicolau. (Foto Divulgação)
Buraco se abriu na rua Cantídio Viríssimo e o lixo ficou a céu aberto. É rir prá não chorar. (Foto Divulgação)
Perigo para os motoristas que passam pelo Jardim São Nicolau. (Foto Divulgação)

 

Infelizmente não há limpeza periódica da rede pluvial. (Foto Divulgação)

 https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.