Publicidade

Décio Baixo Alves

E-mail: decio@jbfoco.com.br

IMPEDIMENTO

Na terça-feira desta semana (28/05), o deputado João Amin (PP) deu parecer favorável ao projeto de lei que proíbe pedágios ambientais no estado de Santa Catarina.

Se a Assembleia Legislativa aprovar esse projeto de lei, Bombinhas terá de parar de cobrar pedágio dos turistas que entram naquele município e Governador Celso Ramos não poderá implantar o mesmo tipo de “Taxa de Preservação Ambiental” (TPA).

Segundo alguns deputados, a cobrança da TPA fere a Constituição de Santa Catarina.

Por outro lado, em alguns municípios do nordeste e sudeste do Brasil, geralmente paraísos ecológicos, é cobrada taxa para o ingresso de turistas.

Enfim, o assunto vai dar o que falar.

EDUCAÇÃO

No encontro, os integrantes da Câmara também demonstraram interesse de criar parcerias. (Foto Divulgação) 

O assessor de imprensa, Eduardo Alves, enviou a seguinte notícia: “Membros do Movimento SC pela Educação, Daniel Horongoso (Gerente Executivo Regional Sudeste) e Antão Antonio David (Assessor em Assuntos Educacionais GRANDFPOLIS) visitaram a Secretária de Educação de Biguaçu Kátia Roussenq Bichels para parabenizar iniciativas que estimulam a educação na cidade. Recentemente a turma do quinto ano de uma Escola Municipal de Biguaçu chamou a atenção com a criação do canal no Youtube Quinto Ano Descomplica. Os estudantes fazem vídeos ensinando os temas aprendidos em sala de aula, o que aumenta sua motivação para estudar mais e compartilhar o que aprendem na escola.

No encontro, os integrantes da Câmara também demonstraram interesse de criar parcerias. “É preciso fomentar ambientes com boas práticas na educação. Queremos que Biguaçu seja uma referência na área e inspire outras cidades a fazerem o mesmo”, disse Jussara Castilhos, Interlocutora do Movimento SC pela Educação”.

BINGO

“Venha participar do tradicional Bingo da Escola Donato que será realizado no dia 8 de junho a partir das 19:00 hs no Parque Biguá Açu, no bairro Saudade, em Biguaçu. Na ocasião serão sorteados vários prémios. Adquira já sua cartela! A diversão é garantida!”, diz o informativo da Escola Donato Alípio de Campos, situada no bairro Prado.

SAÍDA

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, anunciou que está saindo do MDB alegando que não se sente à vontade num partido onde há tantas lideranças denunciadas na justiça, entre elas o ex-presidente Michel Temer.

Interessante. Se o motivo for sincero, Gean está de parabéns. Mas se a saída na realidade for outra, é uma manobra de despistamento dos reais motivos.

Quer queira, quer não, Gean deve sua carreira política ao MDB, mas não podemos tirar a razão dele: não é possível estar militando num partido com tantas lideranças figurando como réus na Lava-Jato.

MUDANÇA

A partir de 01.06.2019 a Marina 3 Mares passará a ser administrada pelo Grupo D.Wollinger, dirigido pelo empresário Diogo Wollinger, de tradicional família biguaçuense.

Pioneira no segmento, a Marina 3 Mares despertou em Biguaçu a sua natural vocação para as atividades náuticas  e foi a principal incentivadora do Polo Náutico de Biguaçu e da Rota Gastronômica de São Miguel.

Ao longo de 17 anos atendeu mais de mil proprietários de embarcações satisfeitos com o seu padrão de qualidade e segurança no atendimento e nos cuidados com o seu patrimônio, criando conceitos de tranquilidade para seus clientes.

Após o falecimento precoce de seu sócio fundador, Jorge Ricardo Martins (65), ocorrido em março último, os demais Irmãos e sócios decidiram transferir os negócios para um grupo de empreendedores jovens, dinâmicos e bem sucedidos, abrindo espaço para a modernização e ampliação das suas  atividades, garantindo os mesmos conceitos de  segurança no atendimento e nos cuidados com o  patrimônio de seus clientes, que foi a sua principal marca ao longo de 17 anos de  história.

Assim, ao agradecer a confiança depositada por todos, deseja aos seus amigos e clientes que  possam continuar usufruindo da tranquilidade de ter guardada conosco a sua embarcação.

O mesmo grupo assume também a administração do Restaurante Marina 3 Mares.

Biguaçu, 29 de Maio de 2019.

 

Emanuel Martins -Luiz Alberto Martins -Jorge Martins ( in memoriam) -Pedro Borges Martins e Luiz Lunardelli

HOMENAGENS

Emoção e homenagens marcam a sessão solene da Câmara de Biguaçu em comemoração aos 186 anos da cidade. (Foto Imprensa CMB) 

Doze personagens foram homenageadas na sessão solene. (Foto Imprensa CMB)

 

Foi entregue a cada um o diploma como vereador e suplente mirim. (Foto Imprensa CMB)

 

Na cerimônia, ainda foi realizada homenagem emocionada ao ex-jogador de futebol profissional Marcos Vicente dos Santos – Marquinhos. (Foto Imprensa CMB)

 

Outra homenagem especial da noite foi aos 20 anos da Escolinha de Futebol Astrobol. (Foto Imprensa CMB)

 

 

Transcrevo: “Uma noite de reconhecimentos. Assim pode-se descrever a sessão solene da Câmara de Vereadores de Biguaçu, em comemoração aos 186 anos do Município, realizada na quarta-feira, dia 15 de maio. Mais uma vez, o salão de eventos da Igreja Matriz ficou repleto de convidados que neste ano acompanharam a entrega dos títulos “Honra ao Mérito ou Cidadão Biguaçuense” para 12 personalidades, em reconhecimento à atuação profissional e/ou pelos serviços prestados à sociedade. A noite ainda foi marcante para os estudantes que integram o projeto Câmara Mirim. Eles foram empossados pelo presidente da Casa, Salmir da Silva, e pelo vice-presidente, Fernando Duarte, que entregaram a cada um o diploma como vereador e suplente mirim. A sessão desse ano ainda teve a participação de parte da orquestra da Escola de Música de Biguaçu, que tocaram o hino nacional, regidos pelo maestro e diretor da instituição, Lincoln Thiego”.

 

CERIMÔNIA

Continua: “Na cerimônia, ainda foi realizada homenagem emocionada ao ex-jogador de futebol profissional Marcos Vicente dos Santos – Marquinhos, natural de Biguaçu, que encerrou a carreira em 2018. Os vereadores proponentes, Fernando Duarte e Salete Cardoso, fizeram um apanhado geral da carreira do ex-jogador, desde 1990, quando este começou a jogar futebol; chegando em 1999 no futebol profissional, jogando pelo Avaí Futebol Clube; na sequência, passando por clubes brasileiros como Flamengo, Paraná, Coritiba, Santa Cruz, Atlético Mineiro, Santos, Grêmio e ainda pelo internacional Bayer Leverkusen. Também conhecido como M10, Marquinhos fez 398 jogos e 94 gols em sua carreira, sendo 61 deles na Ressacada, estádio do seu time do coração e também o clube onde atuou por mais tempo. Marquinhos levou duas vezes o time à série A do Campeonato Brasileiro, em uma delas garantindo a melhor colocação de uma equipe catarinense na competição, encerrando em 6º lugar. “Pelas suas grandes vitórias, é considerado por nós um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. A história continua, suas vitórias, agora, serão na vida”, destacou Salete”.

 

MAIS HOMENAGENS

Continua: “Outra homenagem especial da noite foi aos 20 anos da Escolinha de Futebol Astrobol, a serem completados no mês de junho. Na ocasião, a proponente, vereadora Salete Orlandina Cardoso, falou ao representante da instituição, Paulo Ricardo de Faria, lembrando que a escola leva o nome da cidade em nível regional e estadual, como a exemplo das conquistas no Campeonato Moleque Bom de Bola, em parceria ao Colégio Incentivo, em que a instituição foi bicampeã, três vezes campeã e uma vez vice-campeã. Também lembrou dos títulos das competições sub 10 e sub 12 da Licob (Liga de Futebol da Comarca de Biguaçu) e ainda sub 14 de Antônio Carlos. A instituição ainda é responsável por lançar grandes nomes no futebol profissional, como: Carlos Alberto (Santos), Léo Lopes (Avaí), Lucas de Sá (emprestado ao Tombense), João Soares e João Nau (Brusque), e ainda Marcos Teixeira e Lucas Emanuel (Guarani de Palhoça). “A Astrobol leva o esporte como instrumento de formação do ser humano, aliado à qualidade de vida de crianças e adolescentes”, ressaltou Salete”.

 

DEPOIMENTOS

Continua: “Antonio Koerich, que fez uso da palavra em nome dos homenageados da sessão, destacou a variedade de olhares levantados durante as homenagens e o seu sentimento com a cerimônia. “Hoje, vimos aqui o espírito empreendedor, familiar, esportivo. Sentimos que o mundo não tem partido, quando se vê e se sente através da escola futebolística. Isso é muito bonito”, disse Antonio, lembrando que a empresa recebeu proposta para instalar o centro administrativo em outras cidades, mas optou por Biguaçu. “Fomos tomados pelo espírito de acolhimento e fraternidade. Hoje, já pertenço à família Biguaçu. Moro e sou um cidadão dessa cidade”, destacou Antonio. Geraldi Pauli, prefeito de Antônio Carlos, cidade co-irmã de Biguaçu, aproveitou a oportunidade para declarar que a cidade de Antônio Carlos vai repassar recursos para a reforma de uma viatura do 3ª Cia de Bombeiro Militar, esta que atende Biguaçu e Antônio Carlos. “Desejo prosperidade à população e à gestão pública municipal”, encerrou.”

 

ANIVERSÁRIO

Continua: “O prefeito Ramon Wollinger agradeceu a parceria entre Legislativo e Executivo, na elaboração de leis que vêm ao encontro das necessidades da população. Com relação à posse dos vereadores mirins, o prefeito frisou que as crianças do projeto não estão estudando para serem políticos e sim cidadãos. “Tudo que eles puderem fazer para crescer intelectualmente e como cidadãos é importante para o futuro de Biguaçu e do país”, disse Ramon, que encerrou lembrando as comemorações pelo aniversário de Biguaçu, que seguem até o final do mês de maio. O secretário da Casa Civil do Estado de Santa Catarina, Douglas Borba, que no ato representou o governador Carlos Moisés da Silva, também fez uso da palavra. “Ouvindo as narrativas sobre as histórias de vida e de tudo aquilo que os homenageados emprestam à sociedade, só resta dizer que Biguaçu de fato está em festa. Está em festa pela qualidade do seu povo e da sua gente. Está em festa pela condição de vida que o prefeito e toda sua equipe conseguem disponibilizar aos nossos cidadãos. Por isso, só resta comemorar, rumo a mais 186 anos”, ressaltou Douglas”.

 

ENCERRAMENTO

Prossegue: “O presidente do Legislativo, Salmir da Silva, fez discurso encerrando a sessão solene. “Conclamo que possamos buscar convergência entre os Poderes Legislativo e Executivo, aprovando projetos e propondo leis que objetivem programas de Estado e auxiliem o Executivo no que for prioridade no Município. Estamos a postos para sempre fiscalizar e cobrar melhorias. A política ainda é, apesar de todos as mazelas vividas nos últimos tempos no nosso país, a melhor forma de enfrentamento das demandas do nosso povo, para a construção de uma sociedade menos preconceituosa e mais desenvolvida. É muito claro, para mim, o nosso dever enquanto agentes políticos para que Biguaçu caminhe para um modelo de gestão que priorize pessoas em primeiro lugar, com base na atenção aos mais carentes, na eficácia da administração, na solução dos mais graves problemas sociais, no trabalho e na transparência. O município de Biguaçu é um abrigo generoso de filhos de todos os cantos do mundo e, por isso, merece todo cuidado e atenção devida. Parabéns aos homenageados que fazem parte dessa história”, enalteceu Salmir”.

 

AUTORIDADES PRESENTES

Finaliza: “Fizeram parte da mesa de autoridades o presidente da Câmara, Salmir da Silva, que presidiu a sessão solene; o prefeito, Ramon Wollinger; o vice-presidente da Casa Legislativa, Fernando Duarte; o vice-prefeito, Vilson Norberto Alves; o secretário de Estado da Casa Civil de Santa Catarina, Douglas Borba; o secretário municipal de Saúde, Daniel César da Luz; o prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli; o comandante do Corpo de Bombeiro Militar de Biguaçu, Victor Polli; o tenente-coronel Igor Gonçalves, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar de Biguaçu; o presidente da subseção da OAB de Biguaçu, Carlos Eduardo Marinho; Marcos Vicente dos Santos, ex-jogador de futebol profissional; Paulo Ricardo de Faria, representando a Astrobol; o padre Ewerton Martins Gerent, pároco da Igreja Matriz – São João Evangelista; e o pastor Eduardo Pinto Guilherme, representante do Conselho de Pastores de Biguaçu. Também prestigiaram a sessão secretários municipais; José Braz da Silveira e Dalvina de Jesus, da Academia de Letras de Biguaçu; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu, Leonídio Zimmermann; o presidente do Rotary Clube de Biguaçu, Edésio Zimmermann; Jackson Cardoso, representando o deputado estadual Sérgio Motta; e Quirino, representando o deputado estadual Fabiano Luz”.

 

https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

 

 

 

 

Publicidade