Falar da querida cidade de Biguaçu é sempre muito fácil e prazeroso.

Biguaçu é rica em belezas naturais, possuindo vastas plantações, fornecendo muitas frutas, verduras e demais alimentos para o consumo próprio, bem como para as cidades próximas.

A cidade possui lindas áreas com plantação de grama, formando uma linda paisagem no caminho que leva até a cidade de Antônio Carlos.

A população da cidade de Biguaçu é muito receptiva e trabalhadora, o que ajuda no crescimento do município.

Biguaçu contribui em muito com o desenvolvimento social, artístico, literário e empresarial da Grande Florianópolis.

Morar em Biguaçu é poder conciliar a tranquilidade da vida no campo, com algumas facilidades da vida na cidade, pois Biguaçu está integrada com a capital do Estado, nossa querida Florianópolis.

Grandes personalidades artísticas, literárias e políticas de Santa Catarina, nasceram na cidade de Biguaçu, entre elas o poeta Cláudio Alvim Barbosa, conhecido como “Zininho”.

Com grandes escritores, historiadores e intelectuais, a criação da Academia de Letras de Biguaçu, contribuiu em muito com a produção literária, incentivando na melhoria da educação no município, inclusive com a criação da Academia de Letras Mirim, o que objetiva despertar novos talentos e fortalecer o incentivo a leitura e a escrita entre os jovens do município.

A cidade recebe grande número de turistas, pois seu território é cortado pela BR 101, passagem obrigatória para quem vai ao Rio Grande do Sul ou ao Paraná.

Biguaçu conta com pontos turísticos e históricos de grande importância e beleza, como o Parque Urbano Municipal Lagoa do Amilton, espaço propício para a prática de esportes, com brinquedos para as crianças e espaço com bancos que possibilita as boas conversas e coinvivência entre idosos.

No centro, vários locais merecem uma visita, entre eles a Paróquia São João Evangelista, Mercado Publico, Praça Nereu Ramos e o Centro Cultural Casarão Born, espaço destinado a fomentar a cultura.

No Balneário de São Miguel, fica localizado o Aqueduto, que era utilizado para canalizar a água da Cachoeira de São Miguel, objetivando abastecer com água potável os moradores da região, entre outras funções. Com a construção da rodovia BR-101 os arcos acabaram sendo demolidos, restando agora apenas quatro. Tombado pelo serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, compõe o Conjunto luso-açoriano, junto com a Igreja de São Miguel e a Casa dos Açores – Museu Etnográfico.

A cidade conta com uma Biblioteca Pública, que possibilita aos munícipes, acesso ao conhecimento, cabendo aos pais e professores incentivar diariamente as crianças, para que utilizem o espaço, promovendo a leitura e a troca de experiências.

Importantes instituições de ensino já se estabeleceram no município, entre elas a Univali, importante parceira no desenvolvimento do município, contribuindo com a formação acadêmica dos munícipes, bem como sendo importante empregador.

A cidade conta com excelente via gastronômica, principalmente no Balneário de São Miguel, com ótimos restaurantes, que servem diversas delícias, entre elas as preparadas  com frutos do mar.

Biguaçu conta com um Forum, por ser sede da Comarca, que compreende também os Municípios de Governador Celso Ramos e Antônio Carlos.

Novos e belos loteamentos e prédios, estão sendo construídos no município, trazendo mais moradores para esse lindo paraíso, que se chama Biguaçu.

Parabéns Biguaçu, pelos 186 anos.

Fernando Henrique da Silveira ao lado do Museu Etnográfico Casa dos Açores, em São Miguel, Biguaçu. (Foto Divulgação)

FERNANDO HENRIQUE DA SILVEIRA

Advogado / Funcionário Público Estadual / Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais / Professor / Membro da Academia de Letras de Biguaçu / Conselheiro da OAB – Biguaçu.

 

https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.