Publicidade

Florianópolis é uma cidade onde talvez tenha gente que acha mais prático que a roda seja quadrada, ao invés de “redonda”. Pois vejamos.

É uma ilha, mas não desenvolveu o transporte marítimo. Com um mar inteiro para usar como transporte, os prefeitos e governadores de estado que passaram pelo cargo ao longo de um século não fizeram nada para a capital ter transporte marítimos e hoje vemos uma capital que não para de crescer afunilada numa ponte para entrar e outra para sair e uma terceira que é um verdadeiro escândalo.

 

ATERRO

Agora estou lendo uma notícia muito, mas muito boa. Tem aquele aterro chamado “Via Expressa Sul”, no bairro Saco dos Limões?

Pois então. A prefeitura de Florianópolis pretende transformar aquele enorme aterro numa grande área de lazer com trilhas, mirantes, trapiches, parque e áreas de lazer.

Nada contra. Pelo contrário. É maravilhoso. É qualidade de vida.

O que me deixa espantado é tal ideia só vir agora, décadas depois da existência do aterro, feito sobre uma antiga praia onde era extraído berbigão.

Como é que não pensaram em fazer áreas de lazer num aterro daquele tamanho? Deixaram uma área daquele tamanho transformar-se num pasto, isso numa capital necessitando de mais praças e áreas de lazer?

 

PRAIA JOÃO ROSA

Mas o que esse papo tem a ver com Biguaçu? Na eleição de 1996, o então candidato a prefeito pelo PMDB, Ivo Delagnelo, apresentou a proposta de se fazer um aterro na praia que dá o nome ao bairro Praia João Rosa.

A ideia era fazer um aterro com o objetivo de instalar parques, campos de futebol, quadras, ciclovia, enfim, um lugar para as famílias biguaçuenses pudesse desfrutar.

A ideia nunca foi adiante. É verdade que aterro não é barato. Além do mais, tem toda uma burocracia ambiental para conseguir viabilizar o projeto.

O que quero dizer aqui é o seguinte: Biguaçu não fez por causa de empecilhos, mas Florianópolis fez na Via Expressa Sul e qual foi o resultado? Não aproveitou para a qualidade de vida de sua população.

Agora é que apareceu um prefeito chamado Gean Loureiro que pensou na ideia e está fazendo algo muito bom para a cidade.

https://chat.whatsapp.com/KqM4tyur0hILhDrHAnFFBB

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade