Publicidade

A POPULAÇÃO AGUARDA ESCLARECIMENTOS SOBRE O ACERVO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE BIGUAÇU

  

Protocolo realizado no dia 02-07. (Foto Divulgação)

 

O colunista vem recebendo informações e diversos questionamentos, por parte de vários munícipes, sobre o acervo da Biblioteca Pública Municipal Coronel Teixeira de Oliveira. Entre os principais questionamentos, consta dúvida quanto a forma como a administração da Biblioteca vem registrando as doações recebidas e as realizadas, qual o acervo atual da Biblioteca, dentre outras dúvidas.

Querendo unicamente obter as informações de forma oficial, o colunista já no dia 02/07, ou seja, a mais de 2 (duas) semanas, protocolou ofício endereçado ao (a) Secretário (a) da Educação do Município de Biguaçu/SC, pois assim como muitos, interessado esta o colunista na melhoria e qualidade da educação municipal, para tanto solicitou que fosse respondido os questionamentos abaixo:

 

– Qual o acervo da biblioteca quando da sua inauguração?

– Qual o acervo da biblioteca atualmente?

– Existem registros de todas as obras recebidas por doação e se esta disponibilizado para consulta?

– Existem registros de todas as obras adquiridas e quais os respectivos anos de aquisição?

– A biblioteca promove doação de obras? Em caso positivo, qual o critério adotado para seleção de tais livros, bem como quais instituições receberam tais obras?

– Existem projetos em andamento para ampliação da estrutura física, bem como da ampliação do acervo?

– Como é feita a conservação e restauração dos livros e jornais antigos?

Ocorre que o protocolo já ocorreu a mais de 2 semanas, não tendo o colunista recebido qualquer manifestação oficial.

Certo de que o colunista poderá contar com a colaboração da Secretaria Municipal da Educação, para obter tais informações, está sendo disponibilizado, mais uma vez, o e-mail (fernandohsilveira@hotmail.com) para que a resposta possa ser enviada formalmente e posteriormente disponibiizada a população, evitando dúvidas ou suposições infundadas.

Considerando que a Biblioteca tem mais de 70 anos de existência, a sensação no meio literário é de preocupação quanto ao destino de tais documentos/livros que compõem o acervo do município, com grande valor para educação, especialmente para a formação dos nossos jovens estudantes, pesquisadores, bem como dos demais munícipes.

Valorizar a educação nas cidades, passa pela construção de amplas e equipadas bibliotecas, com diversidade de obras e documentos, sendo o local de acesso público ao conhecimento, devendo a administração de cada município criar mecanismos eficazes que incentivem o interesse dos jovens por frequentarem o local.

A qualidade da estrutura de uma biblioteca pública demonstra em qualquer município brasileiro a importância da educação para o gestor público, pois investir em educação é investir na boa formação dos munícipes, possibilitando acesso à informação, dados históricos, possibilitar o lazer pela leitura, momentos de tranquilidade e melhora no sendo crítico da sua população.

Algumas ações são de grande valor no incentivo a leitura, bem como a educação como um todo, uma ação bem sucedida diz respeito à iniciativa da Academia de Letras de Biguaçu, que criou a Academia de Letras Mirim, incentivando os alunos das escolas do município para o acesso ao conhecimento e produção literária, auxiliando assim os pais e educadores na arte de bem formar as crianças, além de descobrir jovens estudantes com ótimo potencial literário, o que possibilitará a formação de futuros bons escritores no município.

Vale reforçar ainda mais a importância do fundamental empenho dos pais e professores no incentivo a leitura das nossas crianças, possibilitando que os seus filhos e alunos frequentem as bibliotecas públicas, criando um universo de harmonia com os livros, pois em um futuro próximo será muito útil para a formação dos mesmos, viabilizando a formação de uma sociedade mais Justa e Perfeita para todos.

Quanto ao ofício protocolado, continuamos no aguardo de manifestação oficial.

 

 

Divino Bingo. (Foto Divulgação)

 

 

(*) Fernando Henrique da Silveira é Funcionário Público Estadual, Membro da Academia de Letras de Biguaçu e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais.

fernandohsilveira@hotmail.com

Contato: 48 – 984578842 (WhatsApp).

https://chat.whatsapp.com/DzUCpmYip17KFtkEeyNpaD

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade