Publicidade

Na tarde de hoje (quarta, 24/07), índios guaranis mbyá, entre eles os das aldeias de São Miguel e Amâncio, Biguaçu, decidiram ocupar o escritório da Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) de São José para protestar. A entidade fica na rua Cap. Pedro Leite, 530, em Barreiros, São José.

Aqui a carta reivindicatória apresentada pela organização Nhemonguetá, que reúne os caciques da nação guarani de Santa Catarina.

São José 23 de julho de 2019. Nós, liderança Guarani de Santa Catarina, reunidos em nossa comissão de caciques Guarani Nhemongueta e informamos que desde hoje (quarta, 24/07/2019), às 15 horas deliberamos que o Dsei interior Sul, localizado em São José, Santa Catarina, está ocupada de suas atividades regulares suspensas, declaramos que autorizamos que os atendimentos de urgência e emergência sigam normalmente.

Entendemos que as atividades regulares suspensa receberemos atenção devida das autoridades competentes estamos há mais de uma semana em uma população e até o momento sequer fomos ouvidos e diante do fato de sermos ignorados decidimos aprofundar a luta e assim interrompemos o atendimento por prazo indeterminado ou até que as seguintes reivindicações sejam atendidas e reunião com a secretaria da Saúde indígena.

 

– Retirada do Polo base do Dsei interior Sul com aluguel do prédio próprio

 

– Mudança da nossa gestão e recurso do dsei interior Sul para o exterior ao Dsei litoral sul.

 

– Transparência e fiscalização do orçamento destinado para o polo base de São José.

 

– Contratação de motorista indígena Guarani para saúde de emergência.

 

– contratação para as novas aldeias de AIS e AISAN masculino e feminino.

 

No aguardo, atenciosamente Comissão Nhemonguetá de caciques Guarani de Santa Catarina”.

Indígenas das aldeias guarani mbyá pedem retirada do Polo base do Dsei interior Sul com aluguel do prédio próprio. (Foto Divulgaçaõ)
Índios ocupam sede da Dsei em São José. (Foto Divulgação)

 

Movimento é promovido pela organização Nhemonguetá, que reúne os caciques guaranis. (Foto Divulgação)

 

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade