Publicidade
Foto da década de 1920 mostrando uma rua da Alemanha com metrô de superfície. (Foto Família Kroon)

 

A foto acima pertence à família da sra. Martha Kroon, de Tijuquinhas, Biguaçu. Para quem não sabe, na década de 1950, imigrantes holandeses foram assentados na região de Tijuquinhas.

A foto em questão, tirada por volta de 1920, mostra a cidade de Hahn, na Alemanha, terra natal de dª Martha, que veio a casar-se com o professor holandês Siewert Kroon (1909-1980) e imigrado para o Brasil na década de 1940. A família chegou a Biguaçu na década de 1950.

Olhem bem a foto. Mostra uma rua sobre a qual passa uma linha férrea. Ocupando a mesma faixa de terra, veículos e trem (ou metrô de superfície) cruzam-se, mas sem problema algum.

Que coisa interessante. Já havia dessas coisas na Alemanha em 1920!

A Grande Florianópolis cresceu demais e os engarrafamentos estão insuportáveis. Não seria interessante pesquisar o assunto? Vai que é viável, interessante, não é “mirabolante” e o custo/benefício é tão imenso que possa ajudar a Grande Florianópolis a sair do sufoco dos engarrafamentos.

 

Ozias Alves Jr

E-mail: reportagemjbfoco@gmail.com.

 

https://chat.whatsapp.com/CwLeRbK861A1Ks6fButk29

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade