BOM DIA

Gilvano Amantino do Nascimento. (Foto Divulgação)

 

Meu bom dia desta sexta-feira, vai para o amigo, e mecânico da Moto Panther de Florianópolis: Gilvano Amantino do Nascimento. O profissional entende de moto como poucos. Bom de papo, e grande apreciador da aviação. Tanto que ficou muitas horas na fila para participar dos portões abertos, da Base Aérea de Florianópolis. Gilvano é um conhecedor da mecânica das motos, por isso deixo aqui a minha homenagem. Abraços meu irmão. Na foto até parece um lutador de MMA, mas este é o estiloso bad-boy das motos.

 

GILMAR

“Canalha” Mendes, diz que: “o intercept está aí para confirmar que usava-se prisão provisória como elemento de tortura.” É ser um crápula, um cancro de preto. Aliás tadinhos dos réus da Lava Jato! Os pobrezinhos estavam sendo torturados.

 

DICA

Cantina Petrus, Restaurante Italiano. São Risotos & Pastas, na orla de Coqueiros. Faça sua reserva pelo fone: (48) 98871-1130. O espaço fica na av. Desembargador Pedro Silva nº 2406, aqui em Floripa.

CAROLINA

 

 

Vatapá, a genérica que apoia os ptralhas, continua dando muita bola fora. A continuar assim, não vai ganhar peru no Natal.

100 CIDADES

O Rio de Janeiro (RJ) é a cidade mais procurada por quem procura comprar um apartamento no Brasil nos primeiros 9 meses de 2019. A lista segue com São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). O levantamento exclusivo realizado pelo portal imobiliário ZAP (www.zap.com.br), marca do Grupo ZAP, mostra o ranking das 100 cidades mais procuradas para compra de apartamento no Brasil.

Segundo Deborah Seabra, economista do Grupo ZAP, o Rio de Janeiro é a principal cidade para compra de apartamento no país por diversos fatores. “A cidade maravilhosa segue sendo o cartão postal do país, oferecendo uma ampla gama de opções de lazer, como restaurantes, bares, parques, além, claro, da praia. Os investimentos da última década na capital fluminense, principalmente pelos grandes eventos, melhoram a infraestrutura de serviços e transporte de forma geral. Todos são fatores que somam para atrair e valorizar o mercado imobiliário”, afirma.

A pesquisa foi realizada a partir da busca dos usuários do ZAP, entre janeiro e setembro de 2019. Veja o ranking completo abaixo:

Cidade UF
Rio de Janeiro RJ
São Paulo SP
Curitiba PR
Porto Alegre RS
Belo Horizonte MG
Goiânia GO
Salvador BA
Santos SP
Recife PE
10º Niterói RJ
11º Praia Grande SP
12º Guarulhos SP
13º Brasília DF
14º Santo André SP
15º Florianópolis SC
16º São Bernardo do Campo SP
17º Fortaleza CE
18º Campinas SP
19º São José dos Campos SP
20º Guarujá SP
21º Osasco SP
22º São Caetano do Sul SP
23º Londrina PR
24º Barueri SP
25º Ribeirão Preto SP
26º Jundiaí SP
27º Balneário Camboriú SC
28º Vila Velha ES
29º João Pessoa PB
30º Joinville SC
31º Vitória ES
32º Cabo Frio RJ
33º Jaboatão dos Guararapes PE
34º Diadema SP
35º Juiz de Fora MG
36º Maceió AL
37º São José SC
38º Canoas RS
39º Itajaí SC
40º Cuiabá MT
41º Caxias do Sul RS
42º Capão da Canoa RS
43º São Vicente SP
44º São Gonçalo RJ
45º Sorocaba SP
46º São José dos Pinhais PR
47º Itapema SC
48º Ubatuba SP
49º Bertioga SP
50º Contagem MG
51º Aracaju SE
52º Nova Iguaçu RJ
53º Belém PA
54º Teresópolis RJ
55º São Luís MA
56º Natal RN
57º Maringá PR
58º Manaus AM
59º Taboão da Serra SP
60º Mogi das Cruzes SP
61º São José do Rio Preto SP
62º Mauá SP
63º Guarapari ES
64º Olinda PE
65º Petrópolis RJ
66º Pelotas RS
67º Torres RS
68º Palhoça SC
69º Santana de Parnaíba SP
70º Nova Lima MG
71º Aparecida de Goiânia GO
72º Mongaguá SP
73º Caraguatatuba SP
74º Blumenau SC
75º Uberlândia MG
76º Gramado RS
77º Cotia SP
78º Serra ES
79º Matinhos PR
80º Taubaté SP
81º Cabedelo PB
82º Pinhais PR
83º Paulista PE
84º Criciúma SC
85º Duque de Caxias RJ
86º Campo Grande MS
87º Colombo PR
88º Teresina PI
89º Lauro de Freitas BA
90º Rio das Ostras RJ
91º Suzano SP
92º Novo Hamburgo RS
93º Anápolis GO
94º Camboriú SC
95º São Carlos SP
96º Cachoeirinha RS
97º Macaé RJ
98º São Leopoldo RS
99º Palmas TO
100º Betim MG

 

EXCEÇÃO DO CONTRATO NÃO CUMPRIDO

 

 

por Eliana Bellucco

 

A chamada “exceção do contrato não cumprido”, princípio jurídico consagrado no artigo 476 do Código Civil Brasileiro, significa que, quando em um contrato as duas partes possuem obrigações complementares, caso a primeira descumpra sua parte, a segunda pode negar-se ao cumprimento da dela, até que a primeira dê cabo ao que lhe compete. Ou seja, neste tipo de contrato bilateral, as duas partes possuem obrigações com reciprocidade de direitos e deveres; uma vez que a prestação de uma é causa da prestação da outra.

Assim, o princípio da exceção do contrato não cumprido visa proteger aqueles que forem prejudicados pelo descumprimento das obrigações da outra parte, evitando que tenham que dar sequência às suas demandas contratuais sem que os deveres da outra parte, dos quais depende sua contrapartida, tenham sido cumpridos.

Em geral, situações como essa são encaminhadas à justiça, para que se determine a legitimidade da recusa da parte prejudicada, razão pela é imprescindível contar com um contrato que detalhe obrigações e deveres de cada um dos envolvidos. Nestes documentos, pode-se incluir, por exemplo, a possibilidade de retenção de pagamentos ou a desobrigação de cumprimento de atos que lhe caibam, até que sejam sanadas as pendências da outra parte.

Um contrato claro e bem redigido pode, portanto, antever situações de risco e oferecer soluções sem que haja necessidade de contenda jurídica. Nos casos de contratos de adesão, entretanto, normalmente não é possível discutir os termos e prezar pelo detalhamento aqui aconselhado. Recomenda-se, nestas circunstâncias, realizar a notificação da outra parte, pontuando todos os descumprimentos, a fim de instruir eventual processo.

A proteção aos contratantes provida pelo artigo 476 do Código Civil, portanto, embora remonte ao Direito Canônico, pode fornecer o material necessário para que as partes envolvidas tenham sempre a segurança fazer valer os seus direitos.

 

FRASE

 

” “Se não foi difícil, todo mundo vai fazer isso. É a força que faz com que seja grandioso.” Tom Hanks

 

LEITURA

 

A PORTA ESTREITA – Andrè Gide – A porta estreita é uma novela francesa escrita por André Gide e publicada em 1909. É uma história bastante triste e comovedora que explora as complexidades e terrores da adolescência e crescimento

 

ABRAÇOS

 

Coluna Opinião Formada – Walter Lemos Filho – E-mail: walterlemos1961@gmail.com

 

JBFoco Online – Quinta-feira (30/10/2019)

 

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.