Publicidade

No último sábado (19/10), faleceu o sr. Alix Pedro Soares, que havia completado 100 anos de idade em agosto último, ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

Alix, que é, se não estivermos enganados, tio do ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, faleceu em Florianópolis de causas naturais devido à avançadíssima idade. Era o último combatente ainda vivo da FEB em Santa Catarina. Foi sepultado no cemitério de Ganchos do Meio, em Governador Celso Ramos, ao lado dos túmulos de seus pais.

Deixou a esposa com a qual estava casado havia 73 anos, Ivanira Costa Soares, 90, cinco filhos, 12 netos e oito bisnetos.

A história de sua vida e de sua participação na guerra está relatada no livro “Uma Luz no meu Caminho”, publicado há 10 anos.

Aproveitando a ocasião para comentar o seguinte: por que Governador Celso Ramos, Antônio Carlos e Biguaçu não se unem para viabilizar um “Arquivo Público DIGITAL” com o objetivo de reunir imagens de documentos, fotos, vídeos, manuscritos, enfim, todo tipo de documentação sobre a história da comarca? Se a região quiser preservar sua história, sua memória e sua gente, precisa ter algum esforço no sentido de viabilizar arquivo e projetos de pesquisa na área.

A pergunta é: será que as escolas de Governador Celso Ramos sabiam da existência de um ex-combatente da 2ª Guerra que era “gancheiro” e, inclusive, com inúmeros parentes em Fazenda da Armação? A história desse homem, que agora acabou de falecer, não poderia consta em alguma publicação sobre a história de Governador Celso Ramos a ser distribuída nas escolas locais?

Em resumo: se não houver algum investimento em zelar pela memória da cidade, simplesmente essa memória vai desaparecer. Simples assim.

 

MENSAGEM

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.

Requiescat in Pace! Descanse em Paz!

Alix Pedro Soares com a esposa Ivanira. (Foto Família)
Foto da FEB onde está o então combatente Alix Pedro Soares. (Foto Acervo Família)

 

 

Publicidade