Informa a assessoria de imprensa: “Os novos conselheiros tutelares de São José foram empossados pela prefeita Adeliana Dal Pont, na manhã de sexta-feira (10/01/2020), em uma cerimônia realizada na sede da administração municipal. Os 10 conselheiros tutelares titulares e os 10 suplentes foram eleitos pela comunidade no dia 06 de outubro 2019 em uma eleição que envolveu mais de 6 mil eleitores.  

O processo de escolha foi organizado pelo Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) por meio de uma comissão especial eleitoral instituído para zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público, e competência para aplicar medidas de proteção sempre que os direitos forem ameaçados ou violados.

Na ocasião, a prefeita Adeliana Dal Pont destacou a responsabilidade que com conselheiros terão com as crianças e os adolescentes, a prefeitura e a sociedade que os elegeu. “A prefeitura tem se empenhado em implantar políticas públicas em todas as áreas e desta forma, considero o conselho também um braço da prefeitura, pois todos nós queremos o bem-estar das crianças e adolescentes”, disse a prefeita ao agradecer os empossados pela coragem de terem passado por uma eleição e firmado este compromisso importante com a sociedade.  

O secretário da Casa Civil, Lédio Coelho desejou boas-vindas aos conselheiros e lembrou que a partir de agora o conselho também estará vinculado à secretaria da Casa Civil no intuito de estreitar os laços e aproximar debate acerca das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente da cidade de São José.

“Mais de 6 mil eleitores os escolheram para cuidar da pedra preciosa da sociedade que é a criança e o adolescente, por isso, nada melhor do que o a nossa aproximação para aprofundarmos o diálogo para garantirmos que as polícias públicas voltadas às crianças e adolescentes sejam aplicadas a fim de garantir com que seja tratas com respeito, dignidade e carinho, como todo o ser humano deve ser trato”, lembrou Lédio ao coordenar o ato simbólico de entrega do Estatuto da Criança e Adolescente por parte dos familiares aos novos empossados. 

A conselheira tutelar mais votada no município, Caroline Nienchotter G. Gebauer agradeceu aos eleitores que foram às urnas e destacou o papel do Conselho Tutelar em zelar pelos Direitos da Criança e do Adolescente. “Nossa tarefa não é fácil, mas tenho certeza, que teremos um bom ano pela frente ao contar com o apoio da Casa Civil, na pessoa do secretário Lédio Coelho, que com toda a sua sensibilidade e competência reforçará está missão que é atender as questões relacionadas à violação de direito e a luta por políticas públicas em prol das crianças e adolescentes do nosso município”, afirmou Caroline.  

“Esta foi a primeira eleição envolvendo o TRE e foi um ano de bastante trabalho e que começamos a construir em fevereiro de 2019. Então agradeço a prefeitura, pelo apoio com a equipe de mesários e a estrutura física, e a comissão organizadora, pois encerramos um processo importante para hoje continuamos outro”, relatou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleidiamar Furlanetto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Michel Schlemper, também parabenizou os novos conselheiros tutelares e desejou boa sorte a todos no exercício da função. “A Câmara Municipal estará sempre de portas abertas para manter o diálogo e continuaremos vigilantes para que vocês possam exercer com plenitude a importante missão que vocês assumem a partir de agora e a imensa responsabilidade que é zelar pelos direitos da criança e do adolescente”, comentou Michel.  

A cerimônia de posse contou com a presença do vice-prefeito, Neri Amaral; dos vereadores Aline Castro; Antônio Lemos; Moacir da Silva e Orvino Coelho de Ávila; do major Jhonatan, representando o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Gonçalves; do psicólogo policial, André Lhon, representando a Delegacia da Mulher; dos ex-vereadores Gervásio Silva e Adir Xavier; secretários e servidores municipais; familiares e amigos dos novos conselheiros, e demais representantes da comunidade.

 

Escolha de vagas

 

Após a cerimônia se posse dos conselheiros tutelares, aconteceu a primeira reunião do grupo, para a realização da escolha de vagas e para orientações por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e da Casa Civil.

A escolha foi feita por meio da votação de cada conselheiro. Dos 10 conselheiros titulares, uma equipe com cinco conselheiros atenderá no Conselho Tutelar de Barreiros, localizado na Rua Domingos P. Hermes, nº 10, Jardim Cidade Florianópolis, e a outra equipe no Conselho Tutelar Sede, localizado na Rua Leo Augusto Petry, nº 10, Praia Comprida.

O secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, ressaltou a importância de respeitar o processo de escolha dos conselheiros eleitos. “A escolha das vagas feitas pelos conselheiros é importante para dar transparência ao processo. É também um dia de muita emoção pelo trabalho realizado pelos conselheiros”, destacou Lédio.

 

Conselheiros Tutelares para mandato de janeiro de 2020 a janeiro de 2024

 

Caroline Nienchotter G. Gebauer

 

Thais Monique da Silva

 

Rodrigo Almeida de Freitas

 

Juliana S. da Silva Léffer

 

Danielle Silva Castro

 

Fernanda Péres

 

Juliana Izelda Oliveira

 

Jefferson Marcos Félix

 

Andréa da Costa Santos

 

Diogo Luiz Filippi.

 

Cerimônia foi realizada na manhã de sexta-feira (10.01.2020) na sede da administração municipal. (Foto Divulgação Secom-SJ)

 

Jornais em Foco – Sexta-feira (10/01/2020)