Publicidade

Informa a assessoria de imprensa: “A 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será iniciada nesta segunda-feira (10) em São José. O objetivo é imunizar a população de 6 meses a 49 anos de idade, faixa etária que já faz parte da rotina de vacinação contra o doença. A campanha segue até o dia 13 de março de 2020 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

No dia 15 de fevereiro, será realizado o dia “D” da Mobilização com foco nas pessoas que têm dificuldades em se dirigir até uma unidade de saúde durante a semana. Neste dia, a UBS Bela Vista, UBS Serraria, UBS Ceniro, UBS Sede, UBS Barreiros, UBS Ipiranga, UBS Forquilhas e UBS Forquilhinha ofertarão todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e a atualização da caderneta de vacinação, das 8h às 17h.

O dia de mobilização contará ainda com mais quatro locais estratégicos, onde serão ofertadas a vacina Triplíce Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a vacina contra a Febre Amarela. Haverá pontos de vacinação no Giassi Areias, das 9h às 17h; no Shopping Continente, das 10h às 18h; no Shopping Itaguaçu, das 10h às 18h; e na Policlínica de Campinas, que está funcionando temporariamente na Avenida Josué Di Bernardi, nº 337, das 8h às 17h.  

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, a campanha é importante para manter elevada a cobertura vacinal e interromper a circulação do vírus na cidade. “A vacinação é a medida mais eficaz para evitar surtos de doenças como o sarampo. Por isso, em São José, as equipes de Saúde estão sempre engajadas com o objetivo vacinar o maior número de pessoas e manter a qualidade e a efetividade da cobertura vacinal do município”, destaca.

“É fundamental que os pais estejam munidos da caderneta de vacinação para que os profissionais da Saúde possam verificar quais vacinas e reforços a criança necessita e fique efetivamente protegida e com o esquema vacinal completo”, reforça a gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Iula Luana Bastos.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, e a única forma de prevenção também é por meio da vacina. 

Serviço

O quê: primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Quando: de 10 de fevereiro a 13 de março

Onde: Unidades Básicas de Saúde de São José

Dia D Mobilização Nacional: 15 de fevereiro de 2020

Onde: UBS Bela Vista, UBS Serraria, UBS Ceniro, UBS Sede, UBS Barreiros, UBS Ipiranga, UBS Forquilhas e UBS Forquilhinha, das 8h às 17h.   

Locais Estratégicos: Giassi Areias, das 9h ás 17h; Shopping Continente, das 10h às 18h; Shopping Itaguaçu a área Leste, das 10h ás 18h; Policlínica Municipal Campinas, das 8h às 17h

Público-Alvo: população de 6 meses a 49 anos de idade.”

 

Vacinas serão oferecidas em todas as unidades de saúde para imunizar a população de 6 meses a 49 anos de idade. (Foto Divulgação)

 

 

 

Publicidade