Publicidade

Informa a assessoria de imprensa: “A Secretaria Municipal de Educação de São José está enviando para as unidades escolares municipais o material sobre o Artesanato Guarani. O objetivo é que a amostra seja utilizada como recurso para desenvolver ações pedagógicas, sistemáticas e contextualizadas nas escolas, fomentando o conhecimento e o respeito pela cultura indígena.

As unidades receberam alguns itens tradicionais do artesanato Guarani, como cestas, instrumentos musicais e animais esculpidos em madeira. Os Guaranis, assim como outros povos, valorizam e dão grande importância às relações simbólicas de seus objetos. Utilizam sua cultura material para transmitir mensagens e informações.

O material faz parte do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental, relativo às obras do Contorno Viário de Florianópolis, de responsabilidade da Arteris Litoral Sul. É uma das medidas de compensação exigidas pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama com a participação da Funai. Desde 2014, a região onde se encontram as aldeias Guarani está passando por obras para a construção do Contorno que tem como objetivo desafogar o intenso tráfego local.

A rede municipal de ensino de São José já realiza um trabalho permanente com as questões das Relações Étnico-Raciais, considerando a obrigatoriedade de se trabalhar de maneira processual e sistemática o respeito à diversidade. O objetivo é que o conteúdo seja trabalhado ao longo de todo o ano com intencionalidade pedagógica.”

 

Diretora Silvia Bastos EEB Altino Flores. (Foto Secom-SJ)

 

Ideia é que a amostra seja utilizada para o desenvolvimento de ações pedagógicas. (Foto Secom-SJ)

 

Feijoada do Décio 2020
Publicidade