Publicidade

Oi leitoras, vamos conversar hoje sobre verdades e mitos no seu cabelo.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?

Mito. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido. Isso porque, a absorção dos hormônios, se ocorrer , será mínima.

 

É normal os cabelos caírem após o parto?

Verdade. Cerca de 4 meses após o parto (ou outro tipo de estresse físico ou emocional) os fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e estes pêlos voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

 

Colorir os cabelos desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?

 

Mito. nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz. Geralmente quem começou a ter cabelos brancos mais cedo, foi por tendência hereditária ao surgimento de fios brancos.

 

Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?

 

Mito. Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, os nadadores, que permanecem horas seguidas dentro da água seriam todos calvos.

 

Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?

 

Mito. O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento, esse mito vem da correlação com poda das plantas. No entanto, os galhos das plantas são vivos enquanto que o fio do cabelo é composto por células já mortas.

 

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

 

Mito. A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer maneira em outro momento, pois já estavam em fase de queda.

 

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

 

Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorece a queda dos cabelos.

 

 

Caspa é sinal de sujeira?

 

Mito. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

Usar boné faz cair os cabelos?

 

Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda dos cabelos.

 

O cabelo  cresce mais na gravidez?

 

Verdade. Estimulado pelos hormônios o cabelo cresce mais durante a gravidez.

 

O estresse estimula a queda capilar?

 

Verdade: Assim como todo o organismo, o cabelo também sofre com o estresse. Cada pessoa sente e expressa os efeitos do estresse em áreas diferentes do organismo. Porém normalmente a perda de cabelo por conta disso não é definitiva e ele voltará a crescer.

 

 

O condicionador deixa o cabelo oleoso?

 

Mito: Quando o cabelo fica oleoso é porque você está utilizando o condicionador de maneira inadequada.  Ele deve ser aplicado a partir da metade do cabelo até as pontas, nunca na raiz.

 

A exposição frequente ao sol muda a cor do cabelo?

 

Verdade. Isso ocorre em consequência da ação raios ultravioletas sobre a melanina, aquele pigmento responsável pela a cor dos cabelos. Ela se decompõe e os fios mudam de cor.

 

Uma boa alimentação dá mais brilho e saúde para os fios?

 

Verdade. produtos adequados e alimentos balanceados ajudam a garantir a saúde dos cabelos

 

Se a alimentação não for saudável podemos ter problemas com cabelos, pele e muitas outras partes do corpo. Uma alimentação saudável conciliada ao uso de bons produtos é uma garantia de cabelos lindos.

 

Boa semana!

Abraços!

 

Kátia Costa

Hair Artist

Contato: +55 (41) 99695-1676

 

https://chat.whatsapp.com/D7vhA0aRnv1AwiF51xznxl

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade