Publicidade

BOM DIA

Leitores e leitoras a partir de hoje como profissional do ramo de cabelos, começo a dar dicas de como trata-los, para uma melhor parceria dele com seu estilo de ser. Sou Educadora Alfaparf pela Academia Alafi.Especialista em mechas criativas e penteadas. Ministro também cursos.
Quer ter cabelos de Rapunzel, mas sofre com queda e fios fracos? A solução é mais simples do que você imagina! Acompanhe o artigo e saiba o segredo do cabelo de diva!

 

Kátia Costa. (Foto Divulgação)

Cabelos irresistíveis? Vá de vitaminas e sais minerais!

As madeixas andam caindo? Os fios estão com aparência de enfraquecidos, quebram facilmente, estão porosos ou até mesmo com oleosidade extrema?
A princípio, muitas pessoas acreditam que comprando bons e caros produtos tudo isso pode ser resolvido num “passe de mágica”. Mas não é bem assim. Saiba mais lendo o artigo.

A relação entre nutrição e cabelos

O corpo humano precisa de nutrientes de “dentro para fora”. Sabe aquela velha expressão “da avó”: “você é o que você come?”. É mais ou menos isso que acontece com os cabelos.
Eles precisam de nutrição para ficarem fortes, bonitos e vigorosos. E nada melhor do que apostar em vitaminas e sais minerais para que isso aconteça.
Nos dias atuais os alimentos infelizmente já não são como antigamente, pois cheios de agrotóxicos e não tão nutritivos. Sem contar que a dieta da maioria das pessoas se resume às comidas rápidas e sem qualidades nutricionais, como lanches gordurosos, por exemplo.
Em algum momento, em face dessa conduta de negligencia para com a alimentação faz o corpo “reclamar”. Seja por variação na saúde ou pela queda de cabelos, diante da ausência de nutrientes.
Para que você tenha uma noção, os cabelos são os últimos a receberem os nutrientes. Então faça as contas. Se a sua alimentação for pobre em vitaminas e sais minerais, o que sobrará aos cabelos? Quase nada.
Ainda, se não bastasse, os danos físicos causados por secador, prancha, babyliss e até mesmo pelo uso incorreto de escova, além do dano químico proveniente de químicas, progressivas e afins, também
são fatores a serem levados em consideração e que contribuem ainda mais para o enfraquecimento dos fios.
Feitas essas considerações importantes, veja o motivo de você começar a refletir sobre os seus “hábitos capilares” e nutricionais.
Vamos te mostrar tudo o que você precisa sobre vitaminas e sais minerais e a relação destes com a saúde das suas madeixas.

O poder das vitaminas para cabelos incríveis!

Vitamina A
A vitamina A, também conhecida como retinol, tem como escopo primordial dar saúde a nossa visão. Mas não menos importante é a sua relação com os cabelos saudáveis.
A vitamina A atua na formação de sebo. Não, não faça cara feia! Esse sebo é secretado pelo couro cabelo e é o grande responsável pela hidratação dos seus cabelos, sem falar que é o combatente dos “radicais livres”, os grandes vilões da queda capilar.
Mas atenção. Em tempos de internet não é raro ver “shampoo bomba”, retinol puro sendo aplicado diretamente no couro cabeludo e outras condutas que, ao invés de tratar os cabelos surtirão o efeito
contrário.

Vitamina B
As vitaminas do complexo B são muito importantes para a saúde capilar, sendo que entre elas os destaques são a biotina, o inositol e o ácido pantotênico, os quais são extremamente importantes para
que seu cabelo cresça com saúde e fique forte! Vamos falar um pouco sobre esses nutrientes adiante.

● Biotina
A biotina é excelente para combater a queda capilar e a dar “cabelos de Rapunzel” às amantes dos cabelos longos. E, claro, surte efeitos sensacionais nas unhas, extermina as capas e deixa a pele como se
fosse “seda”.
Advinha o que acontece se as reservas de biotina estiverem baixas… O cabelo cai e os fios ficam feios, sem vida. Ainda há pesquisas sobre o efeito da biotina para a saúde capilar. Entretanto, entende-se que a
biotina tenha ligações com a queratina no organismo, essa sim uma proteína que está presente nos cabelos.

● Inositol

O inositol é anticalvície. A ausência dele no organismo pode acarretar alergias e outros problemas na pele e nos nervos. O inositol é essencial para que os cabelos cresçam divinos e cheios de vida.

Silício
O silício deixa as madeixas mais fortes, elásticos, resistentes e  bonitos. Isso acaba com a queda dos fios, bem como sua queda.

Vitamina C
A vitamina C é potente antioxidante, sendo primordial para que o organismo crie colágeno – que está presente em 1/3 do nosso corpo.

Vitamina E
Quer ficar longe dos cabelos brancos? Então aposte na vitamina E. Ela estimula o fluxo sanguíneo bem oxigenado, mantendo o couro cabeludo bem irrigado. Assim, fica mais fácil haver a renovação
capilar.

Zinco
O zinco é importante para diversas funções do corpo, desde o equilíbrio do sistema endócrino (ou hormonal), bem como uma substância chamada DHT. É combustível para a reparação celular. Também ajuda no controle do couro cabeludo.

Magnésio
Bom para unhas, cabelos e pele, combatendo a alopecia (calvície). A falta de magnésio no seu corpo pode desencadear inflamações no couro cabeludo. Isso porque o organismo não consegue sintetizar o
cálcio, o qual fica retido em depósitos. Desse modo, o cálcio promove um “entupimento” (calcificação) do couro cabeludo, não permitindo que o sangue irrigue o local. Por isso, o cabelo cai.

Ômegas 3 e 6
Os óleos ômega faz os cabelos crescer fortes e saudáveis, pois fornecem umidade, estimulam a absorção de vitaminas e sais minerais e “jogam o DHT para escanteio”.

Vitamina D
A vitamina D é aquela oriunda do sol. Porém, nem todo mundo consegue pegar a quantidade de sol que deveria. Assim, é válido pensar em suplementação de vitamina D, que ajuda a recuperar os
cabelos.
Algumas pesquisas demonstraram que a vitamina D leva a testosterona (hormônio masculino, mas presente em todas as pessoas) para as áreas musculares. Lá, a testosterona passaria por processos químicos e viraria DHT.

 

Suplementação de vitaminas e sais minerais x cabelos irresistíveis 

E a pergunta que não quer calar: devo suplementar vitaminas para que os cabelos cresçam lindos? Bem, se seus cabelos não crescem ou, quando crescem, vêm frágeis e sem vida, a suplementação alimentar pode ser uma grande opção para o seu caso.
Porém, nunca faça suplementação vitamínica sem antes consultar seu médico. Há um enorme risco de toxidade por diversas vitaminas e que podem te trazer problemas de saúde sérios.
Tem alguma dúvida sobre crescimento capilar? Ou, ainda, gostaria de compartilhar quais são seus segredos secretos para ter cabelos lindos? Registre a sua experiência e compartilhe o artigo com seus
amigos.

Abraços

Kátia Costa -Hair Artist
Contato: +55 (41) -99695-1676

 

https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

 

 

Publicidade