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Lisliane Nurdim

E-mail: lislianebrecho@gmail.com

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Regra de ouro é; descasque mais e desembale menos.

 

 

Essa semana vamos falar um pouco de alimentação para manter o corpo em dia, em todas as idades.

Pois uma alimentação inadequada pode comprometer toda uma vida.

Muitos desses comportamentos alimentares começam com crianças ainda pequenas na escola. E levam isso para vida.

Em cada sociedade, a comida possui um simbolismo. Precisamos valorizar mais o ato de comer. Resgatar as refeições em família e com amigos: Mastigar mais lentamente os alimentos permitindo que fiquem mais tempo na boca.

Compre alimentos saudáveis e dedique um tempo somente para as refeições: Beba muita água, invista em frutas da estação.

Não pule refeições.

Inclua integrais e gorduras boas na dieta.

Reduza o consumo de sal.

Modere a cafeína, cerveja e refrigerante.

Evita o consumo de óleos vegetais e manteigas.

Procurar uma alimentação variada e colorida. Comer entre 3 a 5 porções de frutas por dia. Procurar comer em intervalos regulares de 3h.

A alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Na minha dieta desde os meus 15 anos eu incluo todos os tipos de grãos, raízes, tubérculos, legumes, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes, também procuro incluir variedade dentro de casa tipo de feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixe, etc.

Eliminei do meu cardápio a muitos anos alimentos utraprocessados por diversos motivos: São nutricionalmente desbalanceados, contém muita calorias, aditivos industriais e excesso de gordura, açúcar, sódio, entre outras substâncias nocivas a saúde.

Biscoito, doces, salgados, sucos em pó, refrigerantes, cerveja, embutidos, salgadinhos. Enfim guloseimas em geral.

Procuro fazer refeições em horários semelhantes e evito “beliscar”. Quando estou fora de casa, dou preferência a locais que servem refeições feitas na hora. A variedade de alimentos e quantidades adequadas, baseados em alimentos frescos, geralmente fornece todos os nutrientes que nós precisamos para manter nossa saúde e nutrição. Neste momento da vida uma nutrição inadequada e menos atividade física pode levar a perda de massa muscular.

Em qualquer época e para qualquer pessoa, a alimentação adequada e saudável é importante para manutenção e recuperação da saúde. Mas durante uma pandemia, quando seu organismo precisa de uma dose extra de cuidado, o foco na alimentação deve ser redobrado.

 

Ter uma alimentação saudável reflete diretamente em uma vida melhor. Essa é uma escolha em que você é o(a) maior beneficiado (a) e verá  resultados não apenas no seu corpo, mas também no seu bem-estar.

” Nós somos oque comemos”…

Então eu sou uma delícia.

ABRAÇOS

Coluna: Feliz Idade – Lisliane Nurdim – E-mail: lislianebrecho@gmail.com

 

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Lisliane Nurdim. (Foto Divulgação)

 

 

 

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