Katia Costa

E-mail:katiacostaofficial@gmailcom

 

Bom dia leitoras e leitores em especial ao colunista Walter Lemos Filho, e ao diretor deste jornal Ozias Alves, gratidão pelo espaço dessa coluna, de poder passar um pouco do meu conhecimento como educadora e profissional cabeleireira.

Hoje vamos conversar sobre um assunto muito polêmico, como passar por essa transição do cabelo branco, sem perder a jovialidade da mulher moderna. Mulheres de cabelo branco em qualquer idade:

 

Por que os jovens tem cabelos branco?

 

Cabelos brancos. (Foto Divulgação)

 

Mas afinal, como surgem os cabelos brancos? Em geral, as pessoas que começam a observar os fios brancos antes dos 30 anos provavelmente carregam uma alteração no gene IRF4, o que faz com que os fios grisalhos apareçam precocemente.

O gene atua para regular a melanina, que é o pigmento responsável pela cor do cabelo, da pele, e dos olhos. Os melanócitos produzem dois tipos de melaninas: Eumelanina, pigmento dos fios castanhos e pretos e Feumelanina, pigmento dos castanhos avermelhados e loiros. Quando os melanócitos envelhecem, os fios brancos aparecem, pois a renovação celular diminui juntamente com a melanina, que dá a cor ao cabelo.

Os fios brancos tem sim uma estrutura diferente. Ele normalmente é mais poroso, áspero, rebelde e seco, porque onde antes tinha melanina agora tem um espaço, como bolhas de ar dentro do fio. A produção da glândula sebácea diminui, produzindo menos oleosidades.

Assim, para manter os cabelos saudáveis reponha água e vitaminas, lipídios (hidratação e nutrição) para garantir cabelo mais macio, luminoso e disciplinados.

 

O cabelo branco pode ficar com a cor amarelada?

 

Sim. Os raios solares podem danificar os fios e também potencializar o efeito amarelado do cabelo grisalho. Por isso nunca se exponha ao sol ou secador de cabelo muito quente sem produtos específicos para proteger o seu cabelo das agressões e da radiação solar.

Para manter os fios saudáveis é muito importante usar a cada 15 dias shampoos e máscaras específicas, com pigmentos violetas ou acinzentados, que auxiliaram a prevenir a cor amarelada dos fios.

Vou deixar algumas dicas de produtos para tratar o seu cabelo e prevenir o tom amarelado, mas lembre-se que o ideal é sempre procurar um profissional cabeleireiro que irá indicar o produto exato para a sua situação.

Além disso, se você está passando por essa fase do surgimento de fios brancos, o profissional cabeleireiro visagista poderá fazer uma consultoria de imagem de acordo com seu estilo.

 

Produto. (Foto Divulgação)

 

 

Como disfarçar ou aderir a este visual?

 

A transição:

 

Até mesmo para quem está certa que quer assumir os cabelos brancos se apavora com a possibilidade de ver a raiz crescer com os fios brancos, e ver a raiz grisalha se destacando cada vez mais, não é mesmo?

Por isso a melhor opção é ir clareando os fios com mechas bem finas e sutis na cor platinadas, ou para quem deseja continuar morena pode fazer alguns fios na cor natural do seu cabelo escuro, evitando tons vermelhos ou acobreados, já que esses pigmentos são mais difíceis de ser retirados.

Além disso, é importante nessa transição usar sempre tonalizante, para não oxidar os pigmentos naturais.

Eu super indico um corte moderno curto ou médio com leveza e movimento, para dar um ar mais jovial e elegante, você pode também brincar com a paleta de cores no look, pode ajudar adaptação ao cabelo grisalhos, viu?

Depende da cor da pele essa mudança pode deixar com o visual abatida e pálida, vai depender de um conjunto: corte, maquiagem, acessórios e paleta cromática. Uma super dica: O visagismo é essencial nesta transformação. É preciso ter atitude para aderir esse novo visual empoderador.

Bom agora que conversamos, você já sabe como cuidar da saúde do seu cabelo, e a passar por essa transição de uma forma mais tranquila e sem estresse.

 

Confira esses looks e continue arrasando com suas madeixas

 

Cabelos. (Foto Divulgação)

 

Conteúdo produzido pela Hair Stylist  Kátia Costa.

 

Você gostou desse artigo?

 

Me siga no instagram @katiacostaofficial

E-mail katiacostaofficial@gmail.com

Whatsapp 41 99695167

 

Endereço de atendimento:

 

Rua Conselheiro Mafra, 758, Centro, Florianópolis/SC.

Fone: (48) 3304200, Instagram @ligialeitehair

Whatsapp: (41) 996951676

Espero por você 🙂

 

https://chat.whatsapp.com/IG6sLw6aHO5CjRXeBtSCkM

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.