Publicidade

Anúncio oficial da coalizão será nesta quarta (16/09/2020), às 21h, e poderá ser acompanhado pela internet

Florianópolis disputará as eleições municipais com a maior frente ampla popular entre as capitais do país. Elson Pereira (PSOL) será candidato a prefeito e Lino Peres (PT) a vice da aliança que reúne sete partidos, com apoio de duas organizações políticas. A expectativa sob a candidatura é expressiva devido ao elevado potencial do campo progressista chegar ao segundo turno, após 24 anos. O anúncio oficial será realizado nesta quarta-feira (16), às 21h, com transmissão pela internet.

A coalizão começou a ser desenhada há quase dois anos, após o pleito presidencial, quando as legendas se dispuseram a se unificar para vencer o bolsonarismo, que tomou conta do país, e o histórico de governos conservadores na capital, salvo o hiato entre 1993 e 1996, do governo Sérgio Grando e Afrânio Boppré. A grande viabilidade de chegar ao segundo turno se mostra pelos números da última eleição. Elson obteve 51.106 votos, ou 20,60%, ficando em terceiro lugar. Se fossem somados junto aos votos válidos de todas as siglas do campo progressista, que saíram em chapas diferentes, ultrapassariam o índice da segunda colocada.

 A aliança é formada por PSOL, PT, PDT, PCdoB, PSB, REDE, UP, além das organizações PCLCP e UCB. O lançamento contará com representantes de todas as legendas. A live pode ser acompanhada pela conta do Facebook de Elson: professorelson50.

Quem é Elson Pereira

Natural de Florianópolis, Elson Manoel Pereira, 57 anos, é professor de planejamento urbano na graduação e leciona na pós-graduação de geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em engenharia civil e mestre em administração pública pela mesma instituição de ensino, é doutor em urbanismo pelo Instituto de Urbanismo de Grenoble e pós-doutor em Geografia pelo Instituto de Geografia Alpina, ambos na França. Foi professor convidado na França, Canadá e Coimbra. Candidato por duas vezes à Prefeitura de Florianópolis, Elson ficou em terceiro lugar no último pleito, a quatro pontos da segunda colocada. Também se candidatou duas vezes para deputado estadual, sendo que foi o mais votado na capital em 2018. Como estudioso do urbanismo, contribuiu na elaboração de planos diretores participativos, entre eles o de Florianópolis e Itajaí (SC), e de Nova Serrana (MG). Atuou como coordenador de políticas municipais de habitação de interesse social de Jaraguá do Sul, Palhoça, Biguaçu e Bombinhas. Foi conselheiro do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, em Brasília, por dois mandatos, além de secretário executivo da Associação Nacional de Planejamento Regional e Urbano. Publicou quatro livros sobre cidades e planejamento urbano. Tem forte ligação com a vida cultural e carnavalesca da capital, escreveu enredos para a escola de samba Protegidos da Princesa.

Quem é Lino Peres 

Lino Fernando Bragança Peres, 68 anos, é arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em arquitetura e doutor em urbanismo pela Universidade Nacional Autônoma do México. Dedicou sua carreira como professor de Arquitetura e Urbanismo na UFSC. Hoje é aposentado e professor voluntário, coordenador do Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana do Departamento de Arquitetura da UFSC (GEMURB)  e participou da fundação do PT municipal e Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-DN) e Núcleo de Estudos Negros. É autor de publicações como pesquisador e atuou em atividades de extensão em mais de 20 comunidades, em ações de habitação e plano diretor. Coordenou os Seminários Interuniversitários sobre Plano Diretor Participativo e mobilidade urbana da Capital. É militante na luta contra a discriminação racial. Em 2016 foi reeleito vereador de Florianópolis, pelo segundo mandato consecutivo, depois de receber 2.777 votos, com eixos de atuação na área urbana (plano diretor, planejamento urbano, habitação, mobilidade urbana e saneamento), ambiental, direitos humanos (mulher, população negra, população em situação de rua, quilombolas, indígenas, LGBT e migrantes) e cultura. Presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis, além de ter sido membro da Comissão de Viação e Obras Públicas e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática.

Lino Peres (PT), Elson Pereira (PSOL) e Janaína Deitos (PCdoB). (Foto: Sérgio Vignes)

Redação: Roberta Kremer

Errata

O vereador Lino Peres (PT), candidato a vice-prefeito, ao lado do candidato a prefeito Elson Pereira (PSOL), na frente popular ainda preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero (CDDMIG) da Câmara Municipal de Florianópolis. Lino ainda não informou oficialmente se irá se afastar das funções na Câmara, já que a legislação não obriga o afastamento de vereador que se candidata ao Executivo.

https://chat.whatsapp.com/IG6sLw6aHO5CjRXeBtSCkM

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

 

 

Publicidade