Publicidade
Santa Catarina passou de duas para três regiões com risco gravíssimo (vermelho) para transmissão a Covid-19. A nova atualização da Secretaria de Saúde foi divulgada na quarta-feira, 18.

Laguna, Alto Uruguai Catarinense e Xanxerê estão no alerta máximo e com UTIs lotadas. A Grande Florianópolis, que estava em risco gravíssimo e vive um nível de contágio maior que o pico de julho, baixou para o grave.

Por outro lado, o governo do Estado liberou, na mesma data, a prova de roupas nas lojas e comércios de Santa Catarina e todas as regiões. Antes, a prova só estava liberada para locais com classificação “alto risco”.

Esta semana, Santa Catarina bateu recorde de novos casos de infecção, com mais de 5 mil casos em um único dia.

A epidemiologista da Secretaria de Saúde, Maria Cristina Willemann, disse que a reclassificação de Florianópolis de “Gravíssimo” para “Grave” tem que ser observado com cautela. Ela explica que há um atraso de informação sobre o número de casos e que isso pode ter influenciado para a classificação.

Ela também destaca a habilitação de 40 novos leitos na região, que também influencia para a avaliação das regiões.

“Se o número de casos não baixar de forma rápida, as regiões, em especial na Grande Florianópolis, devem voltar rapidamente para o nível gravíssimo. A situação está muito grave em Santa Catarina”, explicou

Racismo 
Ana Lucia Martins, do PT, eleita como a primeira mulher negra da história da Câmara de Joinville, foi alvo de ataques racistas nas redes sociais. As ameaças atacavam a integridade física dela e a cor.
Professora aposentada, Ana Lucia Martins fez uma campanha pautada nas bandeiras do movimento negro e das mulheres negras. A Polícia Civil investiga o caso.
Em pauta 
A governadora Daniela Reinehr participou de reunião com as entidades que representam a imprensa catarinense nesta quarta-feira. Em evento proporcionado pela Acaert, também participaram a Associação dos Diários do Interior (ADI), Adjori, e ACI. Além de ressaltar a importância da mídia local, Daniela também disse que o governo está disposto a colaborar, seja através de propaganda oficial ou jornalisticamente, pautando a agenda do dia em Santa Catarina com anúncios de obras e ações importantes para os catarinenses.
Secretariado 
Nos bastidores do governo e Assembleia já se fala em nomes para o “novo secretariado” de Moisés, caso ele retorne ao comando do governo do Estado no próximo dia 27,data em que está agendado julgamento do mérito no primeiro processo de impeachment. José Milton Scheffer (PP) e Paulinha (PDT) já estariam nessa lista, que pode incluir mais concessões ao legislativo.
Água 

Água A Promotoria de Justiça do Consumidor de Chapecó requereu à Casan que esclareça que medidas está providenciando para regularizar o abastecimento de água no município. Esse é apenas o procedimento mais recente do Ministério Público cobrando solução para o problema desde 2014, com o ajuizamento de uma Ação Civil Pública que se pedem providências necessárias e efetivas.

..
ICMS eleitoral 
A Comissão de Finanças da Alesc aprovou medida provisória que isenta de ICMS as operações de doação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e demais órgãos da Justiça Eleitoral de mercadorias de combate e prevenção à Covid-19 para a realização das eleições municipais de 2020.
Promessas 
Na campanha a prefeito em Chapecó o que não faltaram foram promessas para resolver o problema da água no município. A cidade está a 25 quilômetros do rio Uruguai, mas até o momento não há um metro de cano bombeando água dali. Na semana passada a governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido) esteve na região para tratar do assunto.
Mapa de Risco da Covid-19. (Foto Divulgação)
Ana Lúcia Martins. (Foto Divulgação)

https://chat.whatsapp.com/D7vhA0aRnv1AwiF51xznxl

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade