Coronel Peres, candidato a prefeito de Biguaçu pelo Patriota, respondeu: “Antes de tudo, vale lembrar que o Poder Público municipal tem competências constitucionais e não pode interferir nas atribuições dos outros entes da federação. Isso já explica, por exemplo, porque é o Estado que mantém polícias civil e militar para promover segurança pública, a União mantém a guarda das fronteiras por meio das forças armadas e o Município apenas mantém guarda de trânsito e patrimonial, etc. Trata-se de uma espécie de divisão de tarefas já definida constitucionalmente.

Em uma segunda linha de esclarecimentos, cumpre retomar a ideia de que o Prefeito não atua sozinho na definição dos investimentos e dos gastos públicos em geral. Diferentemente disso, o Prefeito precisa da discussão promovida pela Câmara de Vereadores, ao longo de vários projetos de lei, para executar um único gasto que seja. Disse vários projetos e gostaria de explicar que não há Orçamento (LOA), sem duas outras leis que lhe antecedem, que são a Lei do Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) .

Nesse sentido, o Município não decide o que é prioritário apenas para um mês, para um ano, mas para quatro anos e só se age no dia-a-dia em consonância com o que se almeja construir no período maior. A lógica por trás desse processo de planejamento é que não se começa a falar de gasto orçamentário, sem se falar antes nas metas de investimento previstas para um horizonte de desenvolvimento. Dito de forma mais simples, a idéia é que os atos cotidianos devem estar envolvidos numa busca maior, sob pena de a falta de metas nos levar a agir “matando um leão por dia”, mas sem conseguirmos levar à comunidade programas que promovam desenvolvimento social e econômico.

Quando o PPA obriga o gestor a pensar a ação governamental no longo prazo, ele faz com que haja clareza sobre as prioridades e sobre os passos necessários ao atingimento das mesmas.

Cabe então atuarmos motivando os nossos funcionários públicos municipais, onde o prefeito deve ser o maior exemplo para todos e, a partir dos funcionários, e em conjunto com o Poder legislativo, atendendo as independências dos poderes, para seguirmos com segurança jurídica e institucional, em favor de nossos munícipes!

São pontos fundamentais:

– Arrumar a casa!

– Fazer um diagnóstico de toda realidade do município.

– Cortar gastos com aluguéis desnecessários, com cargos comissionados entre outros.

– Estabelecer uma gestão moderna e eficiente.

– Avançar na transparência e no combate a corrupção.

– Desenvolver a Gestão Compartilhada com a população.

– Começar a colocar o Plano de Governo em ação.

Enfim, vamos promover as mudanças e os avanços necessários dentro do arcabouço legal que devem estar condicionadas as ações da gestão do governo municipal.

 

 

 

Perguntas para a semana decisiva para as eleições 2020

 

Urna eletrônica. (Imagem de Paulo Keno por Pixabay)

 

Durante essa campanha eleitoral, o JBFoco concedeu espaço gratuito para TODOS os candidatos a prefeito da comarca de Biguaçu, isto é, de Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

E agora estamos na reta final da campanha eleitoral. No próximo domingo (15/11/2020), teremos as eleições.

As últimas três perguntas que estamos enviando aos candidatos antes do pleito são:

 

  • O prefeito de final de mandato, Ramon Wollinger, autorizou, sem consultar a câmara de vereadores e a sociedade civil, a construção de um presídio no perímetro urbano de Biguaçu. Perguntamos: se eleito for, qual será sua posição com relação ao presídio? Aceitará ou revogará a autorização? Consultará a câmara e a população?
  • Se eleito for, qual será sua prioridade das prioridades para o ano de 2021, em seu primeiro ano de mandato?
  • Em seu mandato, vai sair o Arquivo Público DIGITAL de Biguaçu?
  • Por que votar em sua pessoa? O que o povo vai ter ao confiar o voto em sua pessoa?

 

Por favor, enviem essas respostas até terça (10/11/2020). Iremos postar o mais rápido possível em nosso site.

Caros assessores de imprensa. Na terceira pergunta, aproveitem para enviar um resumo da campanha, se quiserem. Enviem vídeos (por favor, links para a postagem ser mais rápida), fotos, enfim o que desejarem para ser divulgado. Vale lembrar que no ambiente digital, espaço não é problema. Podem enviar o material que quiserem. É claro que se enviarem uma “Enciclopédia Britânica”, o povo não vai ter condições de ler tudo. Portanto, usem do bom senso e do bom gosto para enviar um material a respeito de seu candidato que seja de bom e ideal tamanho para que o povo possa ler, ouvir e ver rapidamente.

REPETINDO: a publicação dessas respostas dos candidatos é totalmente GRATUITA. É um espaço que o JBFoco concedeu, de livre e espontânea vontade, a todos os candidatos a prefeito da comarca de Biguaçu. Deixemos isso mais uma vez enfatizado.

Enfim, vamos oferecer ao (e)leitor bastante informações a respeito dos candidatos.  E no mais, uma boa sorte a todos.

 

ANTÔNIO CARLOS E GOV. CELSO RAMOS

Aos candidatos de Antônio Carlos e Governador Celso Ramos, vamos enviar uma única pergunta também para ser respondida até terça (10/11/2020).

A pergunta é: “Por que votar em sua pessoa? O que o povo vai ter ao confiar o voto em sua pessoa?”

Se desejarem, podem enviar vídeo (mandem link do site de hospedagem do dito vídeo) e um resumo da campanha eleitoral.

E no mais, agradecemos a todos os candidatos e boa sorte a todos. Que o povo escolha os melhores nomes para conduzir os municípios para os próximos quatro anos.

 

Ozias Alves Jr

E-mail: reportagemjbfoco@gmail.com

 

http://jbfoco.com.br/2020/11/perguntas-para-a-semana-decisiva-para-as-eleicoes-2020/

 

https://chat.whatsapp.com/D7vhA0aRnv1AwiF51xznxl

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.