Não sabemos quem foi o autor desta foto que mostra a antiga danceteria Metrô, que ficava no bairro Estreito, em Florianópolis. Era o point da juventude na década de 1980 e palco de inúmeros shows musicais, um dos quais, em 1988, o da banda punk, Cólera, de São Paulo, que culminou numa ação policial.

É que os donos da danceteria pensavam que estava havendo uma “briga generalizada” no local durante a apresentação da banda.

Na realidade, o público estava “pongueando”, isto é, como se chama a dança punk e dos adoradores do Heavy Metal, que consiste numa série de chutes a esmo. Resultado foi a polícia fechar a rua em frente à danceteria em questão e prender garotos que estavam assistindo a esse show, principalmente aqueles que estavam usando coturnos, as famosas botas militares, moda entre os punks e metaleiros. Vale lembrar que essas botinas eram exclusivamente para militares, mas havia um mercado negro que comercializava esse tipo de calçado a civis, principalmente os roqueiros.

Esta danceteria, que foi demolida na década de 1990, merecia um livro devido a uma série de memórias e histórias que suscitam entre os antigos frequentadores do estabelecimento em questão.

 

Danceteria Metrô, no Estreito, Florianópolis. (Foto Desconhecido)
Diário Catarinense publicou reportagem sobre o show da banda Cólera. (Foto Reprodução)

https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.