Publicidade

 

A manhã de sexta-feira, 20/10, no aterro sanitário em Biguaçu, teve a rotina adaptada especialmente para receber filhos dos colaboradores das três unidades administradas pela Proactiva Meio Ambiente em Santa Catarina. A equipe de recursos humanos, engenharia e segurança do trabalho preparou com carinho o roteiro do programa “De Portas Abertas Kids”, realizado todos os anos, com a finalidade de apresentar às crianças o ambiente de trabalho dos pais. A programação iniciou às 9h30 com café da manhã, seguido da visita guiada aos locais de recebimento e tratamento de resíduos.

Essa foi a primeira vez em que as irmãs Vanessa e Karoline Porto, de 7 e 10 anos,  conheceram a estrutura de engenharia que recebe lixo de 22 municípios da Grande Florianópolis. Filhas do coletor Douglas Martins, as meninas foram à visita acompanhadas do tio, Gustavo Porto. “Quando separamos o lixo em casa para o caminhão recolher nem imaginamos para onde vem e todo o trabalho feito no tratamento dele”, observa o tio, que reconhece a importância do conhecimento para a educação ambiental das crianças. Vanessa e Karolina escutaram atentamente todas as explicações dadas pela analista ambiental, Camila Vulczak Golin, que guiou a visita de 2h.

Os olhos brilhavam na chegada a cada nova estação de tratamento. As crianças conheceram a frente de lixo, onde os caminhões descartam os materiais trazidos das cidades; a central de tratamento de resíduos em saúde; o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) de queima dos gases gerados pela decomposição do lixo; e a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes). O leiturista da unidade Palhoça, Luiz Fernando Gonçalves, acompanhou o filho João Pedro, de 8 anos. Foi a primeira vez em que pai e filho conheceram o aterro sanitário.

O porteiro Rogério Machado, aproveitou a ação interna para passar o dia ao lado dos filhos Nicoli, Gabriel e Gabrieli. “Não conhecíamos também o aterro e acho muito importante essa integração promovida pela empresa”, observa o pai. A visita foi acompanhada pelo técnico em segurança do trabalho, Hélio Vinícius Chocho, coordenador da brigada de incêndio.  O encontro finalizou com almoço a base de frutos do mar, no Balneário de São Miguel, onde foram realizadas brincadeiras, distribuídos doces e presentes.

Sobre a Proactiva

A Proactiva Meio Ambiente é uma empresa do Grupo Veolia, reconhecida mundialmente há mais de 160 anos oferecendo serviços e gestão em águas, resíduos e energias.  Na América Latina está presente em 7 países:  Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. Em Santa Catarina, a Proactiva lidera serviços em gestão global de resíduos, como coleta, transporte e disposição final, gestão de aterros sanitários, entre outros. Recebe e trata resíduos vindos de 22 municípios da Grande Florianópolis. (Texto: Açor Comunicação)

 

Filhos dos colaboradores da Proactiva em visita ao aterro sanitário de Biguaçu – Foto Açor Comunicação

 

Gerente do aterro sanitário da Proactiva, Willian Sgobbi, entre filhos dos funcionários, na visita guiada desta sexta-feira – Foto Açor Comunicação
Proactiva recebe filho de funcionários no aterro sanitário, ação do programa De Portas Abertas Kids 2017 – Foto Açor Comunicação
Publicidade