Publicidade

No próximo sábado (07/10/2017) está marcado o plebiscito do movimento “O Sul é meu País” em que a população está sendo convocada para votar se deseja ou não que os três estados do sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) venham a transformar-se num país independente.

Segundo informa o advogado José Braz da Silveira, coordenador do movimento aqui, em Biguaçu estão instaladas quatro urnas para votação. A primeira ficará próximo ao Super Ofertão no bairro Janaína, o segundo no campo do Biguaçu, o terceiro no estacionamento próximo à Panificadora Doce Pão, no bairro Praia João Rosa, e o quarto na Praça Central Nereu Ramos.

Braz observa que a votação em questão não confronta nem desrespeita a lei do Brasil. O objetivo do plebiscito é mensurar se a população do sul do Brasil deseja ou não formar um país independente sem estar mais atrelado aos desígnos do governo central em Brasília.

De acordo com o advogado, a ideia é abrir o debate sobre a necessidade do Brasil repensar seu futuro, pois do jeito que está, não dá mais.

 

CATALUNHA

O assunto “Separatismo” está em voga nesta semana. No último domingo (01/10/2017) foi realizado um plebiscito na Catalunha e o resultado foi que a esmagadora maioria da população daquela província autonomia quer separar-se da Espanha. O governo espanhol não aceita e os ânimos andam exaltados na região.

A Catalunha é a região mais rica e industrializada da Espanha e o plebiscito expressou sem margem de dúvidas que a população local quer formar um país independente.

Não se trata de um assunto simples. Afinal de contas, movimentos separatistas geralmente inflamam os ânimos, mas o debate é necessário.

 

 

Publicidade