Publicidade

Na última sexta-feira (06/10/2017), o jornal Biguaçu em Foco publicou a reportagem “Idoso aposentado reclama que também tem direito ao kit TV Digital de Biguaçu.”

O idoso em questão chama-se José Maia, 70, natural de Angola, África, mas residente em Biguaçu há 20 anos.

Ele contou que havia ido à secretaria municipal de assistência social de Biguaçu para colocar o kit e, inclusive, portava uma edição do jornal de 30 de agosto deste ano onde estava estampada a reportagem intitulada ““Sinal Analógico da TV será desligado em 31 de Janeiro de 2018 em Biguaçu”.

Nessa reportagem, que informava a respeito dos cidadãos de Biguaçu, que poderiam requerer, sem pagar nada, o kit de TV digital, estava escrito: “Idosos e indígenas também terão direito a realizar a solicitação (do kit de antena e aparelho para poder pegar o sinal digital).”

O funcionário que atendeu o idoso disse que “isso está errado”, “não é verdade”, “é uma notícia falsa desse jornal”.

Indignado com o JBFoco, o aposentado em questão veio ao escritório do jornal reclamar da suposta “notícia falsa” publicada por este jornal.

O editor do JBFoco, que atendeu o sr. José Maia, investigou o que estava acontecendo. Verificou que a notícia que o JBFoco publicou foi envida pela assessoria de imprensa da prefeitura de Biguaçu. Esta mesma notícia, que consta no link: https://bigua.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/680,  foi publicada no site da própria prefeitura e lá consta a frase pivô do problema todo: “Idosos e indígenas também terão direito a realizar a solicitação (do kit de antena e aparelho para poder pegar o sinal digital).”

“Sr. Maia.O jornal não publicou nenhuma notícia falsa. Falsa foi a notícia que o funcionário da prefeitura lhe passou. O cidadão sequer lê as notícias da própria prefeitura”, disse o editor na ocasião.

 

RESPOSTA

Dito tudo isso, a prefeitura de Biguaçu enviou um e-mail pronunciando-se sobre o caso do idoso aposentado em questão. Aqui vai a correspondência ipsis litteris:

Prezado editor do Jornal Biguaçu em Foco, Ozias Alves Jr.

A Prefeitura de Biguaçu esclarece que, sobre a matéria publicada na edição desta sexta-feira (06/10/2017), sob o título “Idoso aposentado reclama que também tem direito ao kit de tv digital de Biguaçu”:

– O kit gratuito é fornecido para beneficiários de programas sociais do Governo Federal, incluindo idosos e indígenas cadastrados no Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros, comprovadamente com baixa renda;

– Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve acessar o site www.sejadigital.com.br ou ligar para o número 147 (a ligação é gratuita).”

 

E O FUNCIONÁRIO?

A prefeitura confirmou que “idosos” também tem direito ao tal kit, como o sr. Maia estava reivindicando.

Mas a resposta oficial da prefeitura não se manifestou a respeito do funcionário da secretaria municipal de Assistência Social que, além de não ter sabido informar corretamente o sr. Maia, ainda aproveitou a ocasião para xingar o jornal Biguaçu em Foco como “mentiroso”.

E se vierem mais idosos solicitando o tal kit  na sede da secretaria, o funcionário em questão continuará a colocar a culpa nesse jornal?

No mínimo, o funcionário não deveria ser chamado a atenção e orientado a dar a informação correta?

Publicidade