Publicidade

Buracos no meio de calçadas completamente irregulares. Bueiros entupidos de entulhos sendo que num deles, até um côco inteiro veio parar ali, conforme o leitor pode constatar nas fotos desta reportagem.

Na calçada da rua 7 de Setembro às margens do terreno do futuro bairro que vai surgir no “pasto” entre o centro de Biguaçu e a Praia João Rosa, há trechos completamente destruídos, sendo que no início há um buraco, um perigo para transeuntes distraídos.

Por outro lado, os bueiros. Não é preciso fazer uma análise mais “aprofundada” para constatar que os mesmos estão completamente entupidos com lixo.

O JBFoco já publicou artigos em que defendeu a criação de uma equipe na Secretaria Municipal de Obras justamente para limpar bueiros.

Sim, uma equipe com um caminhão equipado com sugador para “puxar” o lixo acumulado nos bueiros. Esse tipo de serviço é comum na Alemanha, conforme testemunho de turistas.

Certa vez, uma década atrás, houve várias inundações em Biguaçu provocadas por chuvas intensas e bueiros entupidos. Na época, o JBFoco sugeriu que fosse feita um “mutirão” de limpezas de bueiros e a secretaria de obras alugou um caminhão sugador com o qual empreendeu o serviço nas ruas da cidade.

Infelizmente a limpeza de bueiros só ocorreu nessa época e nunca mais.

As enchentes são inevitáveis, ainda mais que boa parte da cidade de Biguaçu surgiu em cima de antigo manguezal.  No entanto, muitas das inundações, principalmente em dias de chuva mais intensa, ocorrem porque justamente os bueiros estão entupidos, conforme se pode ver nas fotos que ilustram essa matéria.

Infelizmente em Biguaçu não há uma cultura da prevenção.

 

Buraco na calçada da rua 7 de Setembro: perigo para transeuntes distraídos
Afinal de contas, quando é que vão fechar essa galeria? (Foto Ozias Alves Jr/ JBFoco)
No detalhe, um côco veio parar na boca de lobo na rua Agustinho José de Faria, no centro de Biguaçu. (Foto Ozias Alves Jr/ JBFoco)
Outra boca de lobo que está completamente lotada de entulhos. (Foto Ozias Alves Jr/ JBFoco)
Conforme se pode olhar, o bueiro está tão abarrotado de entulhos que não dá nem mesmo espaço para escoar a água da chuva. (Foto Ozias Alves Jr/ JBFoco)
Buraco abriu-se na rua Agostinho José de Farias. (Foto Ozias Alves Jr/ JBFoco)
Calçada desmanchando. É verdade que responsabilidade é do dono da casa em frente, mas a prefeitura deveria, pelo menos, ao flagrar uma situação dessas, exigir do proprietário que faça o reparo o quanto antes, sob pena de multa. (Foto Ozias Alves Jr/ JBFoco)
Publicidade