O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) alertou que as chuvas deverão ser intensas até sexta desta semana (12/01) na região da comarca de Biguaçu. Trocando em miúdos:  condições propícias para enchentes, inundações, deslizamentos e cheias.

Em um dia, já choveu por volta de 70mm (cálculo de quantidade de água por metro quadrado). A previsão é que até sexta (12/01), tenha chovido em Biguaçu em torno de 120 mm, ou seja, há riscos de deslizamentos e outros problemas.

Por falar em deslizamentos, no início da tarde de quarta (10/01), houve o registro de um pequeno deslizamento no bairro Fundos. Não houve danos aos moradores do local.

Qualquer emergência, ligue para a Defesa Civil pelo fone (48) 9-9146-9376 ou para o 193 do Bombeiros.

AVALIAÇÃO

Todo ano é isso aí. Choveu forte, eis os alertas de problemas com deslizamentos, enchentes e outros problemas.

Nada contra. Pelo contrário. Que bom estar funcionando, haver telefones para que os desabrigados possam contatos pedindo socorro etc e tal.

No entanto, o interessante é que não há uma cultura preventiva. A prefeitura permitiu que encostas, mangues e margens de rios fossem ocupados, locais estes sabidamente problemáticos quando há chuvas mais intensas.

Cadê a fiscalização? Cadê o mapeamento de áreas críticas? Continuarão com o famoso “Deixa como está para ver como é que fica”?