Publicidade

“Minha pretinha viajou”. Com estas frases, humor misturado com indisfarçável tristeza, Osvaldino dos Passos, o ex-vereador Vado, 72, relata a certeza de que um dia, sua esposa Germana Pereira dos Passos, 75, falecida em 1º de dezembro do ano passado, irá buscá-lo, pois a morte não é o fim, mas sim um ciclo de passagens pela Terra. Os dois, que fizeram uma viagem juntos aqui na terra, ainda farão uma viagem no outro mundo, pois assim está escrito, maktub.

Vado não é espírita kardecista, mas católico, mas a crença na reencarnação o faz “aguentar o tranco” da viuvez, ainda arrancar um sorriso, triste, é verdade, um sorriso, pois a “pretinha” deixou muitas lembranças doces.

Agora a meta é seguir em frente com os quatro filhos, netos e continuar o legado de d

ª Germana, uma das pessoas mais queridas pela comunidade do bairro Praia João Rosa, que ajuda a quem necessitava.

Nascida em 14 de outubro de 1942, em São João Batista, Germana Pereira dos Passos, casou em 25 de abril de 1974 com Osvaldino dos Passos (Vado), em cerimônia católica naquele citado município.

O casal morava na Praia João Rosa, em Biguaçu, desde 1972 e lá criou os quatro filhos (dois rapazes e duas moças). Eles viram não só o crescimento dos filhos e da família, mas também literalmente a do bairro ao redor, antes quase que um “vilarejo”, hoje cidade desenvolvida, com todos os seus contrastes entre problemas sociais, mas também crescimento e oportunidades econômicas.

Vado e Germana sempre foram ativos na ajuda dos necessitados e isso deve-se à popularidade do casal. Para Vado, seguindo um princípio de dª Germana, o dever do cidadão é com sua família e com sua comunidade. Concordamos em número, gênero e grau.

Infelizmente dª Germana ficou doente e o diagnóstico foi câncer de bexiga. Faleceu em 1º de dezembro de 2017. Deixou saudades, mas um legado de amor ao próximo e espírito comunitário.

 

Dª Germana Passos comemorando seu aniversário de 70 anos, em 2012. (Foto Família)
Germana, filhas, netas e Vado, sempre com muito bom humor. (Foto Família)
Vado e esposa Germana Passos: saudades. (Foto Família)
Família reunida. (Foto Família)

Publicidade