Publicidade

A clínica veterinária VetHelp 24 horas, do centro de Biguaçu, informa a respeito da parvovirose, doença que atinge cães e gatos não vacinados. “O animal se contamina por contato com secreções do outros animais contaminados, principalmente as fezes, sendo que o virus fica incubado em cães por até 14 dias e que quando apresenta a sitomatologia clínica, em boa parte das vezes é fatal”, informa da veterinária Daiene Ribeiro.

“Os sinais clínicos iniciam com vomito, passa pra diarréia, diarréia com sangue, desidratação. Só no mês de janeiro deste ano foram atendidos mais de 30 animais com parvovirose”, observou William Conti , veterinário da clínica e responsável pelo atendimento dos casos de parvovirose.

O  tratamento da doença é realizado em ambiente clínico, apenas o internamento pode garantir uma boa chance de sobrevivência. “Cerca de 90% dos cães internados sobrevivem, um numero alto quando comparado com os animais que são tratados em casa, onde cerca de 60% não resistem a infecção”, diz William.

“ O tratamento clínico é realizado com antibiótico, remédios para controle do vômito, alimentação adequada e hidratação, caso necessite outros proedimentos como transfusão de sangue são realizados”, acrescenta Daiane.

 

COMO PREVENIR?

A parvovirose pode ser prevenida com a utilização de vacina, quando filhote o animal deve tomar 3 vacinas espassadas a cada 21 dia e anualmente essas devem ser repetidas, os veterinários da clínica alertam que nem todas as vacinas protegem para parvovirose e que nunca deve-se confiar em uma vacina que não seja aplicada por um veterinário, apenas eles sabem como deve ser seu armazenamento e qual é a vacina ideal para seu animal.

Seu animal está com algum desses sinais? Se sim. Corra e busque atendimento veterinário, ele pode estar em risco.

A Clínica Veterinária VetHelp possui todo o suporte para diagnóstico, tratamento e prevenção da parvovirose. Caso tenha alguma duvida entram em contato.

 

CLÍNICA

Clínica VetHelp 24 horas

Rua Prefeito Leopoldo Freiberger, 357, centro – Biguaçu (SC).

CEP 88160-144. Telefone 24 horas : 3243-0828 e 9-8421-2008

Site: www.vethelp24h.com.br.

Publicidade