Publicidade

Se já não bastasse a enchente no final da manhã de sábado (31/03), os moradores da rua Rosa, no bairro Prado de Baixo, Biguaçu, amanheceram hoje (domingo, 01/04) sem eletricidade. Motivo: um transformador no início da rua estourou por volta das 5h da madrugada.

Ninguém sabe qual foi o motivo da explosão do transformador, mas o barulho acordou muitos vizinhos pensando que algum caminhão havia batido em cheio em algum poste ou tivesse havia acidente.

Um fato chamou muito a atenção durante a madrugada. Os cachorros da região uivavam sem parar. Para alguns, quando os cães uivam, é que eles estão emitindo um sinal de que algo de impacto vai acontecer. Coincidência ou não, o transformador estourou deixando o bairro inteiro sem eletricidade durante toda a manhã de domingo (01/04).

 

MACRODRENAGEM ZERO

Os moradores da rua Rosa, em Prado de Baixo, estão furiosos com a prefeitura de Biguaçu. No início da década de 2010, o então prefeito Castelo (2009-2014) atendeu a uma antiga reivindicação da rua: instalou uma nova e mais AMPLA tubulação na vida para melhorar o escoamento pluvial da região.

A rua era constantemente assolada por inundações. Bastava chover para logo a rua Rosa virar um “rio”.

De tanto a comunidade reclamar, o então prefeito Castelo resolveu agir e instalou a nova tubulação. E, por coincidência, depois que instalou, a rua passou alguns anos sem enchentes.

No entanto, nos últimos dois ou três anos para cá, a rua passou a ser inundada, apesar da nova tubulação.

A razão das enchentes é muito simples: os bueiros estão completamente assoreados. A prefeitura não faz limpeza periódica da tubulação.

O prefeito Ramon Wollinger (PSD) andou dizendo que uma das razões do assoreamento dos bueiros é o lixo que muita gente joga nas ruas. Pode ser. É verdade. Mas, mesmo que a população não jogasse uma só embalagem de bala ou guimba de cigarro nas ruas, há entulhos que independem da “falta de educação” população. São folhas, gastos e areia que são levados pelas águas e acabam indo para os bueiros. É um problema da natureza.

Portanto, o prefeito Ramon não tem desculpa. É preciso ter uma equipe na secretaria de obras só para fazer limpeza periódica de bueiros e bocas de lobo. Será que é algo fora do comum fazer isso?

 

Técnicos da Celesc estavam hoje de manhã arrumando transformador que explodiu no bairro Prado de Baixo. (Foto JBFoco)
Transformador explode em Prado de Baixo. (Foto JBFoco)
Rua Rosa, em Biguaçu. (Foto Divulgação)

 

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.

bit.ly/WhatsJBFoco

Publicidade