Publicidade

Caros amantes da boa música da comarca de Biguaçu. Anotem aí: no próximo domingo (06/05), às 18h, a banda “Os Sumérios” irá apresentar-se na Feira da Freguesia, em São José. Trata-se da oportunidade de vir a conhecer algo realmente novo no rock catarinense.

Qual a novidade da banda “Os Sumérios”, a grande “novidade”? Pelo simples fato de reunir “dinossauros” que têm como proposta difundir a filosofia por meio da música. “Sumérios” são o nome da mais antiga civilização da história da humanidade que ocuparam o mesopotâmia (atual Iraque). “Civilização” porque o antigo povo sumério criou o primeiro sistema de escrita conhecido, sem falar das ciências em geral.

A história da arca de Noé, da Bíblia Judaico-Cristã, é uma versão da história dos sumérios, isto é, essa “lenda” não se originou dos judeus, mas sim origina-se da civilização suméria.

E nada mais “filosófico” do que invocar no nome um povo tão singular e antigo.

 

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.

bit.ly/WhatsJBFoco

BANDA

O grupo foi criado recentemente (ou seja, neste ano de 2018) por dois amigos que frequentam um curso de filosofia. Tratam-se de Marcelo Ritus e Júlio Slash.

“Numa brincadeira de escrever músicas baseadas nas aulas que assistiam juntos, acabaram gostando do resultado e passaram a buscar outros integrantes para formar uma banda”, conta Caio de Cápua, que recebeu e aceitou o convite para integrar o grupo.

Marcelo é proprietário de uma loja de cristais e produtos esotéricos em Florianópolis. Certa vez, mostrou algumas de suas canções a um de seus clientes, Caio de Cápua, que é estudioso da espiritualidade indígena. Atualmente ele pesquisa os índios guarani mbyá, de São Miguel, Biguaçu.

Mas a “Ficha Policial” de Caio é longa, mas, em resumo, ele foi o lendário baterista da também lendária banda de heavy Metal Vírus, de São Paulo capital. Em 1984, o Vírus participou da gravação do SEGUNDO disco de Heavy Metal da História do Brasil. O primeiro, de 1982, foi gravado pela banda Stress, de Belém, do Pará.

Caio é o fundador de um curso de profissionalização de bandas.

Logotipo da banda. (Foto Divulgação)
Esta deverá ser a capa do primeiro CD da banda Os Sumérios. (Foto Divulgação)
Cartaz do show do próximo domingo (06/05), em São José. (Foto Divulgação)
Em 1984, Caio de Cápua participou da gravação de “SP Metal”, o segundo disco de Heavy Metal da história desse gênero musical no Brasil. (Foto Divulgação)
Banda Vírus, em que atuou Caio. A banda em questão foi o ícone do Heavy Metal em São Paulo na década de 1980. (Foto Divulgação)
Banda Vírus participou da coletânea “SP Metal”, de 1984. (Foto Acervo Caio de Cápua)

BANDA

A banda Sumérios foi surgindo aos poucos. Depois do baterista Caio, ingressou o baixista Gustavo, que também é colega de Marcelo e Júlio no curso da Escola de filosofia. O último integrante é Rebeca, sobrinha de Marcelo, que ocupa a guitarra base.

Time feito, foram oito meses de ensaios e composição do repertório de canções de Hard Rock e rhythm blues de raiz. “As músicas que compõem o setlist vão da canção “As musas”, que homenageia a mitologia grega e a inspiração das artes, até a música final chamada “Homem Confuso” que questiona a “Aldeia de homens brancos” fazendo uma alusão ao modelo de sociedade indígena que é o que deu certo desde o início e conclama o público a criação de um Novo Mundo”, informa Caio.

Não bateu a curiosidade. Então não perca o show no próximo domingo (06/05), em São José, da banda “Os Sumérios”.

VÍDEO

Aqui um vídeo da banda para o leitor conferir:

AVISO

Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.

bit.ly/WhatsJBFoco

MATÉRIAS SOBRE CAIO

 

Inspirado nos índios de Biguaçu, Professor lança projeto “Caio Ventura”

(VÍDEO) Pesquisador dos Índios de Biguaçu recebe o título de Cidadão Honorário de São José

(VÍDEO) Índios de Biguaçu promovem festa da colheita do milho

Professor busca a Espiritualidade nos índios de Biguaçu

Pesquisador dos índios de Biguaçu promove palestra sobre xamanismo amanhã (terça, 10/10/2017)

Professor que pesquisa os índios de Biguaçu promove palestra sobe Xamanismo

Campanha de arrecadação de material escolar é bem sucedida

Professor entrega material escolar para escola indígena

 

Publicidade