Publicidade

Como aproveitar o espaço que fica embaixo da sua escada?

Idriane Martins- Designer de Interiores (*)

 

Desafios aparecem em qualquer projeto, adequar o orçamento do cliente aos gostos dele é sempre o inicial, mas de longe o maior deles é o aproveitamento do espaço. Muitas vezes temos móveis lindos herdados de entes queridos, ou peças que compramos por impulso pelo preço atrativo, ou simplesmente porque amamos mesmo. Quem nunca? E é aí que começa o desafio!                                                  Quando eu encontro uma escada no local que vou desenvolver um projeto, e sei da existência destas pecinhas que os clientes tanto amam… UFA!!! ADORO! Um espaço que vou poder explorar.

Vamos primeiro conhecer alguns tipos mais comuns de escadas existentes e aproveitamentos muito legais para cada uma delas:

  • ESCADA CARACOL E ESCADA ESPIRAL: estas são as que mais encontramos, especialmente em apartamentos tipo cobertura duplex. São escadas que normalmente ocupam pouco espaço no ambiente, mas que com um pouquinho de criatividade e bom gosto, conseguimos sim aproveitar o espaço embaixo ou em torno delas.
Foto reprodução-MeyerCortez

 

Nesta escada estilo Caracol, a solução foi um jardim de inverno, com plantas adequadas ao ambiente que não receberá luz natural, podendo usar uma iluminação cênica, que não vai prejudicar as plantas e que dará o valor que a escada merece!

 

 

Foto reprodução-Jason Arnold

 

Nesta escada espiral, com pouca profundidade optou-se pelos objetos decorativos logo a frente, que neste caso é um piano de calda (lembra dos objetos que ganhamos ou compramos? eis um lugar de destaque), sobre um belíssimo tapete. FICOU UM LUXO! E o melhor, sem atrapalhar a circulação e a segurança de quem usará a escada.

 

Foto reprodução-Kali Arquitetura

AVISO
Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.
bit.ly/WhatsJBFoco

Isto sim podemos chamar de um aproveitamento de vão de escada espiral na sua totalidade. Além de criar um home office na parte inferior, continuou o projeto criando uma parede para sala de TV. E olha que o espaço é muito pequeno. Fantástico!

 

  • ESCADAS RETAS: muito comuns também em ambientes com pouco espaço, porém com um pé direito alto (altura do chão ao teto). Usadas em lofts, apartamentos tipo estúdio, muito em alta agora. Este estilo de escada normalmente tem um bom espaço abaixo dela, que pode ser utilizado para decorar, criar um móvel e em alguns casos até adicionar um novo ambiente no espaço onde ela está.

 

Foto reprodução-RoccoArquitetos

 

Que idéia sensacional, com o devido cuidado do isolamento da lareira com os tijolos conforme o projeto, o espaço ficou muito show! Aproveitamento do espaço inferior de forma despojada, com decoração de vasos e quadros e o aconchego do calorzinho. Só relaxar!

 

Foto reprodução-RoccoArquitetos 2

 

Neste caso, a altura da escada permitiu que a parede fosse aproveitada de modo quase por completo, criando assim um ambiente a mais na sala, a parede ganhou tanta funcionalidade quanto às outras, adicionando um móvel que encaixasse perfeitamente neste espaço.

 

Foto reprodução-Nadia Takatama Arquitetura

AVISO
Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.
bit.ly/WhatsJBFoco

Que cantinho DELICIOSO, surge da parte inferior da escada uma adega climatizada, nichos para os vinhos, já que a temperatura neste local é excelente para armazenar a bebida. E se o espaço permitir, ainda podemos continuar o projeto, colocando um balcão de bar e umas banquetas bem em frente. Por que não? Se permita!

 

  • ESCADAS COM PATAMARES: este modelo de escada é mais encontrado em casas grandes, com salas e ambientes maiores, normalmente é o ponto central da residência, podendo inclusive dividir ambientes.
Foto reprodução-Aquiles Nícolas Kilares

E por que não uma fonte? Trazer o elemento água para dentro da sua casa é sempre uma boa idéia. Nesta proposta, houve a junção de plantas, e uma bela iluminação. Muito contemporâneo, e manutenção muito fácil. Só ter um pouquinho de cuidado, se tivermos crianças ou animais de pequeno porte circulando por ali. Neste caso, anexaríamos uma proteção estilo guarda corpo.

Foto reprodução-Marcelo Bicudo

Gente, o que é este ambiente Sacro embaixo desta escada? Que PERFEIÇÃO! Que casamento perfeito com o estilo clássico da escada, os quadros, o lustre! Simplesmente Divino! E nos remete muito as nossas memórias de infância, nossas avós com seus altares em casa.

E vou confessar, já tive inúmeros clientes que me pediram altares em seus projetos (graças a nossa colonização açoriana), muitas pessoas mantém estas tradições em seus lares até hoje. Me encantei!

 

Foto reprodução-Idália Daudt

 

Que ambiente singelo, tão cheio de emoção! Lembranças… Brinquedos e mobiliários dos filhos, netos… malas antigas de viagem, uma penteadeira com um espelho que certamente já refletiu muita felicidade. Que história linda que se vê sob esta escada. Um ambiente singular e de muita personalidade.

 

Amei poder dar estas dicas para vocês, espero que aproveitem bem.

Um Grande Beijo! E nunca esqueçam, quando o quesito é decoração, se permitam, afinal, A CASA É SUA!

 

Idriane Martins

Designer de Interiores

 

(*) Idriane Martins- Designer de Interiores

Instagram:@idrianemartins

Email:dreedesigner@outlook.com

Contato: (48)99626 9228

 

AVISO
Receba gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu em seu whatsapp. Clique no link abaixo, adicione nosso número (4898484-7539) e dê um OK.
bit.ly/WhatsJBFoco

 

 

Publicidade