Publicidade

A região sul vive fase iluminada no poker. Em julho, o Estado do Paraná foi campeão do Campeonato de Poker por Equipes (CBPE). A equipe superou outras 19 seleções estaduais. No ano passado, Affif Prado, nascido no Paraná e representante da seleção catarinense, foi o campeão geral do Campeonato Brasileiro de Poker (também conhecido como BSOP). Essa força competitiva no esporte das cartas no sul também é presente no lado organizacional.

Historicamente, a região sul tem grande tradição com as etapas do BSOP — circuito de poker que também é reconhecido como maior da América Latina. Em anos anteriores, cidades como Foz do Iguaçu, Curitiba, Balneário Camboriú e outras receberam o torneio. Para 2018, Florianópolis foi escolhida e será a sexta e penúltima sede da temporada.

Para essa etapa, o BSOP Florianópolis acontecerá no Costão do Santinho Resort entre os dias 11 a 16 de outubro. A expectativa é que mais de mil competidores estejam presentes para a disputa do título.

Toda etapa do BSOP é um grande evento para o poker sul-americano, e por isso são necessários vários dias de competição. Na última, realizada em Puerto Iguazú, na Argentina, 19 eventos foram concluídos e muitos competidores estrangeiros marcaram presença.

O lugar escolhido para sediar o evento em Florianópolis é especial. O Costão do Santinho Resort é um espaço para diversão, entretenimento e luxo com disponibilidade para suíte especial e master. Além do espaço para poker, o lugar está acostumado a receber grandes palestras e congressos.

A etapa de 2018 marca o retorno do BSOP a Florianópolis. A última vez que o circuito esteve na capital catarinense foi em 2014, quando Felipe Carriço foi o grande campeão do evento.

O histórico do Costão do Santinho Resort com o BSOP é grande e a organização já trabalhou bastante por lá. A primeira etapa foi em 2010 e eles também foram sede em 2013 e 2014. Para completar, o resort já recebeu o conceituado Latin American Poker Tour (2010).

Para 2018, o BSOP tem a programação de sete etapas e cada uma é bastante relevante na tabela de classificação geral. Como esse evento se trata do penúltimo da temporada, os principais competidores do Brasil estarão presentes no Costão do Santinho.

A decisão do campeonato será em São Paulo entre novembro e dezembro (BSOP Millions), mas a etapa de Florianópolis pode encaminhar o rumo dos campeões das modalidades nesta temporada.

Kelvin Kerber, um dos grandes representes do poker catarinense, ainda segue firme na luta pelo título. Ele ocupa a 11ª colocação do ranking geral com 1.271 pontos acumulados — cerca de 1.200 pontos atrás do líder, Saulo Sabioni.

Em grande fase no ano, Kerber já venceu dois eventos do BSOP— ambos em São Paulo, na primeira etapa da temporada (janeiro). Uma vitória na etapa principal em Florianópolis o colocaria como um dos favoritos ao título para o BSOP Millions (última parada da temporada 2018).

Kerver após grande atuação na primeira etapa do BSOP em 2018

Além dos torneios ao vivo, Kerber faz sucesso no poker online como um dos 85 melhores do Brasil na atualidade. Em 2015, quando esteve no auge dessa modalidade, o competidor chegou a estar entre os 105 melhores do mundo.
Há mais do que Kerber e Prado (atual campeão brasileiro) no poker catarinense. De acordo com Devanir Campos, um dos diretores do BSOP, Santa Catarina é um Estado que tem vários competidores de qualidade. “Santa Catarina se firmou como um celeiro de bons competidores, que estudam o poker e colhem bons frutos”, afirma Devanir.
Além de Kerber, outro competidor do sul que tem chances reais de conquistar o título da temporada é Ricardo Nakamura. Representando Santa Catarina, ele está na segunda colocação do ranking geral e vem sendo um dos competidores mais ativos do ano — com premiação em mais de 15 eventos.
Durante os cinco dias de competição, todos os holofotes do poker brasileiro estarão direcionados para o Costão do Santinho Resort. Se trata de uma oportunidade ótima para o resort mais uma vez fazer bonito no lado organizacional. E tudo ficará ainda mais especial se Kerber ou outro represente catarinense vencer essa importante etapa.

Publicidade