Os bandidos não param de inventar novos golpes. O golpe da vez é o seguinte: os bandidos roubam o celular da vítima e acessam o whatsApp do aparelho.

Muitos têm o costume de identificar parentes no whattsapp escrevendo: “pai”, “mãe”, “marido”, “esposa”, “filho” etc.

O que fazem os bandidos? Começam a digitar para esses parentes dizendo que “precisam de dinheiro” ou que “estão precisando de alguma grana para comprar certo produto”. Também enviam mensagens para amigos da vítima.

O cerne do golpe é se passar pela vítima e conseguir enganar convencendo as pessoas do outro lado da linha a depositar o dinheiro na conta tal.

De acordo com a Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, o contato do whatsApp nem é bem o problema, mas sim quebrar o código de segurança do aplicativo.

O criminoso compra novo chip e liga para operadora dizendo que foi “roubado” e que pretende recuperar um suposto número do antigo aparelho. Como ele tem os dados do celular da vítima, facilmente engana as operadoras.

Então ele entra nos grupos de whatsapp nos quais a vítima faz parte e começa a passar-se pela pessoa. Aí vem com a conversa mole de que “preciso de dinheiro” etc e tal.

DICAS PARA SE PROTEGER

A empresa WhatsApp recomenda o seguinte: se o “amigo” seu começa a pedir dinheiro pelo whatsApp, insiste muito e não aceita encontrar-se com você pessoalmente preferindo dar o número de uma conta bancária, DESCONFIE.

 

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK!

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.