Ao contrário do que foi dito antes, a reunião da Licob (Liga de Futebol Amador da Comarca de Biguaçu) com Júnior Moresco para saber se ele renunciou ou não ao cargo de presidente da entidade será realizada “amanhã”, isto é, na segunda-feira, dia 18 de fevereiro de 2019, às 19h30. Como não informaram o local da reunião, presumimos que seja na sede da entidade em algum endereço de Biguaçu. Para não deixar dúvidas, deveriam ter informado o endereço exato, pois, se não estivermos enganados, a Licob já não está mais no Mercado Público da cidade, não é?

Ontem (sábado, 16/02) recebemos de um diretor da Licob que tal reunião seria realizada “amanhã”. Como estávamos no sábado (16/02), por dedução lógica, concluímos tratar-se de “domingo” (17/02). Não é?

 

MENSAGEM

Hoje (domingo, 17/02), recebemos a seguinte mensagem do sr. Cristiano Borba: “Eu como Diretor da Licob a reunião está marcada amanhã”.

Nem vamos analisar a falta de um verbo para deixar essa frase mais clara, mas perguntamos: “Amanhã da qual você refere-se é “segunda”? Mas no sábado (ontem, 16/02), disseram que a reunião era “amanhã”. Portanto, pelo dia em que foi escrito, só poderíamos concluir que se tratava de “amanhã, domingo, 17/02)”. Esclareça, por favor”.

Respondeu Cristiano. Aqui a transcrição ipsis litteris: “te passaram a informação errada esta marcada para segunda feira 18/02 as 19:30 a reunião foi marca na sexta feira” (sic).

AVALIAÇÃO

Caros leitores. Quando vocês escreverem “amanhã”, seria bom e prudente explicar de que “amanhã” estão referindo-se.

Por exemplo, “amanhã haverá reunião”. O povo costuma escrever sem informar qual o dia exato desse “amanhã”.

Há quatro maneiras de escrever sem deixar dúvidas:

  • “Amanhã (18) haverá reunião”. Obs: “18” refere-se a “18 de fevereiro, segunda-feira, o dia de “amanhã”, pois este texto está postado no domingo (17/02/2019).
  • “Amanhã (18/02) haverá reunião”. Obs: como estamos no mês de fevereiro, especificar o mês ajuda a não deixar qualquer margem de dúvida.
  • “Amanhã (segunda, 18/02) haverá reunião. Obs: colocar “segunda, 18/02”, deixará a mensagem mais clara ainda e sem deixar qualquer margem de dúvida de qual “amanhã” você está referindo-se e não se confundindo com eventual “amanhã” sabe-se lá de onde em que texto que aparecer na nossa frente.
  • “Amanhã (segunda, 18/02/2019) haverá reunião”. Obs: aí não deixa a mínima sombra de dúvida.

COMUNICAÇÃO TRUNCADA

O diretor Cristiano Borba escreveu: “te passaram a informação errada esta marcada para segunda feira 18/02 as 19:30 a reunião foi marca na sexta feira” (sic).

Aqui os fatos:

  • Cristiano escreveu que a reunião foi “marcada na sexta-feira”. Ou seja, que foi numa “sexta-feira” quando decidiu-se que a reunião foi marcada.
  • Alguém da diretoria da própria Licob enviou-nos a mensagem de que “a reunião será amanhã”, mas não especificou que “amanhã” era esse. Nem ao menos colocou o número do dia para identificar de que “amanhã” estava falando.
  • Às 18h47 de sábado (16/02/2019), recebemos de um diretor da Licob a seguinte mensagem: “Licob , convoca Reunião amanhã as 19.30 . Para que Junior Moresco, de forma  Oficial se manifeste” (sic).
  • Ora, se estamos no sábado e a reunião foi marcada para “amanhã”, subentende-se que o compromisso seria hoje (domingo, 17/02).
  • Mas Cristiano Borba escreveu: “a reunião foi marcada na sexta-feira”. Ora, se foi marcada “na” sexta (não confundir com “para” sexta, o que modificaria radicalmente o sentido da frase), por que raios o diretor da Licob iria mandar no sábado (16/02) a mensagem “Licob , convoca Reunião amanhã as 19.30”?????
  • Essa mensagem da “Reunião amanhã” era uma cópia, isto é, o cidadão clicou em cima e nos mandou “em cópia” pelo whatsApp. Pelo jeito, baseando-se no que escreveu Cristiano Borba (a reunião foi marcada na sexta-feira), conclui-se, por dedução lógica, que se tratava de uma mensagem redigida na “sexta, 15/02)” e a dita reunião foi marcada para “amanhã”, isto é, subentende-se que referia-se a “sábado, 16/02)”.
  • Mas a confusão se estabeleceu ao enviar a dita mensagem para nós no sábado (16/02/2019) fazendo-nos concluir que se tratava de uma reunião marcada para “amanhã” (domingo, 17/02).
  • Espera aí. Se vocês, Licob, fizeram uma reunião “NA sexta” para definir que o encontro com o Júnior Moresco será na “segunda” (subentende-se 18/02, pois não está especificado), por que o outro diretor da Licob iria nos mandar uma mensagem no sábado (16/02) dizendo que a reunião é “amanhã”????

 

CONCLUSÃO

Para evitar confusões como esta que aqui foi descrito “ad extremis”, às minúcias, basta a partir de agora colocar no mínimo o número do dia entre parênteses ao lado da palavra “amanhã”. O número puro e simples (se for acrescentado do dia da semana, melhor ainda) já ajuda a tirar quaisquer dúvidas do EXATO significado.

Não concordam, caros leitores? O exemplo acima não é o suficiente para convencê-los da necessidade dessa medida simples de deixar o texto claro?

 

Licob convoca Jr Moresco para reunião amanhã (domingo, 17/02)

 

Jr Moresco diz que não foi convocado

https://chat.whatsapp.com/DzUCpmYip17KFtkEeyNpaD

Clique no link desse grupo e receba Gratuitamente notícias da comarca de Biguaçu e ainda concorre a uma bicicleta que será sorteada 5-3-2019. Nesse grupo não haverá interação, somente recebimento de reportagens do Jornal Biguaçu em Foco

 

É muito FÁCIL receber notícias gratuitamente e concorrer a uma bicicleta!

JBFoco

#jbfocowhattsapp

  1. Envie uma mensagem no whattsapp para o número (48) 9-8484-7539 com a palavra OK! https://chat.whatsapp.com/DzUCpmYip17KFtkEeyNpaD

  2. Além de receber notícias GRATUITAMENTE, você concorrerá a uma bicicleta.

Prêmio a ser sorteado: Bicicleta Aro 26 Beach 18V

Sorteio: Dia 05.03.2019 ( 05 de março de 2019)

Quem já recebe as reportagens pelo whattsapp está concorrendo automaticamente.