Publicidade

Pesquisas revelam que 45% ( quarenta e cinco por cento ) dos pacientes atendidos em postos de saúde, UPAs, policlínicas,  chegam com alguma reclamação de dor, e depois da consulta, o médico constatando que a pressão arterial estava normal, que o exame de diabetes deu normal, etc.., elas saem de lá como se nada estivesse acontecido, ou seja, sem qualquer reclamação, porque no fundo sua dor era emocional, onde elas só precisavam serem ouvidas.

Na minha idéia, a solução para isso, esta na implantação de políticas públicas de saúde preventiva. Uma dessas políticas, na minha humilde opinião, vem através da aquisição de um utilitário Van onde no seu interior haverá um consultório móvel.  Esta Van poderá ser denominada de Van da Saúde.

 

 

Van da Saúde passa a ser uma solução inovadora e econômica para atendimento móvel e flexível. (Foto Divulgação)

 

Presença desta Van em localidades com menor estrutura pública, resgata valores especiais na população. (Foto Divulgação)

 

Esta Van poderá ser denominada de Van da Saúde.  (Foto Divulgação)

 

Van da saúde – Serviço itinerante de prevenção e humanização na saúde

 

A Van da Saúde trata-se de um projeto que pode ser implantado em qualquer cidade, onde através de uma unidade móvel de saúde itinerante busca-se levar um pouco de “atenção” ( ex: medir pressão e diabetes, marcar exames, entregar remédios para quem estiver cadastrado no município, etc..), humanizando a saúde, através de uma atendimento preventivo, principalmente nas pessoas que residem na periferia, que muitas vezes necessitam de maior atenção. A Van da Saúde é uma unidade móvel autônoma que pode ser adaptada internamente de acordo com a necessidade da comunidade local.

Desta forma, a Van da Saúde passa a ser uma solução inovadora e econômica para atendimento móvel e flexível, adaptável também ao Programa da Saúde da Família, dispondo de condições apropriadas para a prestação de cuidados de Saúde primária, apoio domiciliar, saúde escolar, vigilância do estado de saúde dos idosos e campanhas de vacinação.

A sua tripulação poderá ser composta por um motorista, e dois agentes do Programa da Saúde da Família, podendo ainda integrar outros técnicos de saúde, de acordo com os programas e cuidados a prestar.

O contato direto com as pessoas no meio em que elas vivem, é o que mais tem de importante neste projeto, pois traz a população o sentimento da presença do poder público, trazendo um sentimento bom de que alguém se preocupa com elas.

Com certeza a presença desta Van em localidades com menor estrutura pública, resgata valores especiais na população, pois tenho plena convicção que trará em um coração amargurado pela dor do corpo ou da alma, um alívio capaz de mudar sua vida pra melhor.

John Kennedy Lara da Costa. (Foto Carlos Wanderley)

John Kennedy Lara da Costa

 

https://chat.whatsapp.com/DzUCpmYip17KFtkEeyNpaD

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade