Publicidade

Como era o rosto de Cleópatra (69 a.C-30 aC), a famosa rainha do Egito que seduziu o imperador Júlio César (100 a.C-44 a.C) e o general Marco Antônio (83 a.C-30 a.C)?

Cleópatra VII Filopátor, a última rainha do Egito a linha de Ptolomeu (o nome do general macedônio do exército de Alexandre o Grande que, no século III a.C conquistou o Império Persa), foi conhecida na história antiga pela sua habilidade política.

No início, seduziu realmente o general Júlio César, que veio a tornar-se imperador de Roma e, no ano de 44 a.C, brutalmente assassinado a facadas por senadores em Roma, crime este que desencadeou uma guerra civil no império romano.

Depois Cleópatra uniu-se ao general Marco Antônio e, na luta pelo poder em Roma, este último perdeu a guerra e a rainha Cleópatra caiu em desgraça. Diz a lenda que ela, ao deparar-se com o amado morto, suicidou-se colocando o braço num cesto repleto de cobras venenosas.

Onde foi enterrada? Eis o mistério arqueológico até hoje.

O interessante foi que Cleópatra tornou-se um mito ao longo dos séculos e virou uma mulher de uma beleza escultural, sedutora, manipuladora, fora de série.

É verdade que realmente ela seduziu dois homens poderosíssimos do império romano, mas o cinema ao longo do século XX a apresentou como uma mulher absurdamente linda. Que o diga o filme de 1963 estrelado por Elisabeth Taylor (1932-2011).

Na cultura pop, Cleópatra é sempre representada por uma mulher de beleza estonteante.

No entanto, recentemente foram encontradas moedas em escavações arqueológicas no Egito. Nessa moedas, há o rosto de Cleópatra.

Fazendo a reconstituição fácil via computador, a Cleópatra real pode não ser uma mulher horrorosa, feia prá chuchu, mas, muito menos, ela era algo parecido com a Elisabeth Taylor que interpretou Cleópatra nas telas hollywoodianas.

 

Moeda encontrada em escavações que mostram o rosto da rainha Cleópatra. (Foto Google Images)

 

Outra moeda com o busto de Cleópatra. (Foto Google Images)

 

Cleopatra. (Foto Realmofhistory.com)

 

 

Vendendo sempre a imagem de mulher linda e sedutora, o que não foi bem assim. (Foto www.segredosdomundo.r7.com)

 

https://chat.whatsapp.com/CwLeRbK861A1Ks6fButk29

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade