Publicidade

Urey Lisiansky (1773-1837) (conforme está escrito no livro “Ilha de Santa Catarina) chamava-se Yuri Fyodorovich Lisyansky (em russo: Лисянский, Юрий Фёдорович).

Oficial da Marinha Imperial Russa, Urey Lisiansky encontrava-se na mesma expedição comandada por Adam Johann von Krusenstern. Tal como o comandante, Lisiansky publicou um livro no qual registrou sua passagem pela Ilha de Santa Catarina. O livro em inglês foi lançado em 1814 com o título enorme que começava assim: “A Voyage round the world in the years 1803, 04, 05 & 06 performed by order of his Imperial Majesty Alexander The First...” (Viagem ao redor do mundo nos anos 1803, 04, 05 e 06 realizada por ordem da Majestade Imperial Alexandre Iº…”

 

Sobre São Miguel, deixou registradas apenas um parágrafo:

 

Existem dois lugares para o abastecimento de água: um próximo à Ilha de Anhatomirim e outro em São Miguel. Este é o mais conveniente, porém, como estava a uma distância muito grande de nós, preferimos o primeiro (proximidade de Anhatomirim), onde acabamos perdendo duas de nossas pipas que tinham sido deixadas na praia durante uma noite, sem vigia, por acreditarmos exageradamente na honestidade dos habitantes.” (Pág. 155).

 

Urey Lisiansky(1773-1837). (Reprodução: Google Images)

 

https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade