Publicidade

Era 8 de novembro de 2008 quando a reportagem do JBFoco encontrou, no acostamento da BR-101, na região de Tijuquinhas, Biguaçu, um andarilho chamado José Edivaldo Souza Silva, na época com 39 anos.

Natural do Maranhão, José Edivaldo estava desde 2003 percorrendo o Brasil.

Conversamos com ele e publicamos a reportagem. Já o vídeo da matéria foi postado no You Tube sob o título de “Maranhense atravessa o Brasil a pé”.

O que chama a atenção desse vídeo que está disponível publicamente há 11 anos é que volta e meia recebemos postagens de telespectadores informando por onde está andando José Edivaldo.

Por onde ele passa, as pessoas vão para o You Tube, acessam o vídeo do JBFoco e registram a passagem dele pela cidade.

 

José Edivaldo Souza Silva: vídeo gravado pelo JBFoco em 8 de novembro de 2008 em Tijuquinhas, Biguaçu. (Foto Reprodução)

 

Por exemplo, no último dia 20 de maio de 2019, a senhora Monielle Cristina escreveu: “Passou em Vazante-MG dia 20/05/2019”.

Antes delas, os internautas registraram: em 2011, José Edivaldo encontrava-se em Luiziânia (GO). Em março de 2012, já encontrava-se em São Francisco (MG)  e passou o natal de 2012 em Vila Velha (ES).

Em abril de 2013, andou por Rio das Ostras (RJ).

Em junho de 2013, passou por Niterói (RJ). Em setembro de 2013, José Edivaldo encontrava-se em Diamantina, Minas Gerais.

Em janeiro de 2014, o andarilho estava em Brasília. E assim vai.

José Edivaldo, pelo jeito, virou uma atração e a população passou a redigir o diário de andanças deles no You Tube.

Além do vídeo do JBFoco, há outros três, sendo um dele, o do SBT, cuja reportagem feita em 2011 “sugou” um trecho do vídeo de 2008 que a reportagem do Jornal Biguaçu em Foco fez em 2008. Detalhe: o SBT não pediu autorização das imagens, mas deixa prá lá. Se tivesse pedido, nós autorizaríamos, claro, pedindo que eles colocassem: “imagens do JBFoco” em troca da gentileza.

A reportagem do SBT enfatizou que José Edivaldo tinha tudo para bater o recorde de alguém que percorreu a pé todo o Brasil.

E o engraçado disso tudo foi que o JBFoco descobriu José Edivaldo por acaso. Na época, o repórter Ozias Alves Jr tinha o costume de sair pelas ruas entrevistando quem aparecesse na frente.

De enquetes com a população, entrevistas com vereadores, prefeitos, comerciantes, o repórter também gostava de falar com andarilhos, ou seja, sem o mínimo preconceito.

Foi então que viu José Edivaldo e o abordou. Simpático, o homem concedeu a entrevista.

E o vídeo acabou colocando José em evidência, pois não pode ser coincidência a população fazer questão de informar por onde ele tem andado.

Ao José Edivaldo, sucesso e esperamos seu nome do livro Guiness de Recordes, como o cidadão que conseguiu percorrer todo o Brasil a pé.

VÍDEO

 

https://chat.whatsapp.com/KGHnAVR0IDg76hT4dBMrAX

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade