Publicidade

Esta era a casa do antigo delegado e alfaiate de Biguaçu, João Dedinho, falecido em 1991.

Não sei arquitetura. Não posso dizer qual estilo arquitetônico tinha essa casa, se tem alguma especificidade a não ser que tinha uma arquitetura diferente. Esta casa ficava ao lado da Igreja Matriz de Biguaçu.

Até a década de 1980, o Casarão Born, por exemplo, não era tombado como patrimônio histórico da cidade. Se não estiver enganado, em 1983, o então prefeito Arlindo Corrêa assinou o tombamento dessa construção, a única do século XIX ainda em pé no perímetro urbano de Biguaçu.

E na época, falava-se da necessidade de se “tombar” a casa de João Dedinho, um imóvel antigo construído certamente no início do século XX e de uma arquitetura antiga. O motivo era o imóvel estar próximo do Casarão Born, o que fazia parte do “cenário” em torno da praça Nereu Ramos.

Mas a família não gostou dessa ideia. Afinal de contas, a casa era muito antiga e o tombamento forçaria os proprietários a manter um imóvel sem fazer ampliações e outros serviços.

E eis que durante o feriado de carnaval de 1987, a família derrubou a dita casa para enterrar de vez essa história de “tombamento”.

 

Casa demolida no carnaval de 1987. (Foto Cartório Dona Elza)

https://chat.whatsapp.com/KqM4tyur0hILhDrHAnFFBB

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio carlos, Governador Celso Ramos e região.

Publicidade